A operação “Sinal Vermelho” da Polícia Rodoviária Federal cumpriu, na madrugada desta quarta-feira, 4, 21 mandados de prisão e 26 de busca e apreensão de pessoas envolvidas em fraudes de CNH (Carteira Nacional de Habilitação) no Detran (Departamentos de Trânsito) de Altamira, Pará. De acordo com a PRF, entre os presos estava o diretor regional do Detran, Francisco Rogério da Silva.
Foram apreendidos documentos, provas em branco e dinheiro. Os presos foram indiciados por corrupção ativa e passiva, concussão (exigir para si ou para outro vantagem ilícita), tráfico de influência e formação de quadrilha.
As investigações tiveram início há dois meses com base em denúncias anônimas recebidas pela instituição. Segundo elas, funcionários do Detran e proprietários de auto-escola da região estavam envolvidos em fraudes em carteiras de habilitação.
Elas consistiam na facilitação para obtenção do documento mediante o pagamento de propina. As práticas mais comuns eram a venda de gabaritos e provas que seriam aplicadas e a facilitação nas provas práticas para obtenção da CNH. Outras fraudes foram descobertas na fiscalização do trânsito que extorquia ou aceitava propinas de motoristas.