A Polícia Civil de Cuiabá realiza nesta quinta-feira a Operação Notebook. A ação da polícia começou no início desta manhã e prendeu quatro pessoas. “Até o momento já prendemos Eliana Maria de Souza, o empresário Ivanildo Nogueira, Orenildo Correia da Costa Silva e Marcelo Pereira. Nós ainda estamos procurando uma quinta pessoa envolvida com o grupo”, disse Wilson Leite, diretor metropolitano de Polícia Civil.
De acordo com a polícia, dezenas de computadores foram roubados em várias secretarias estaduais e no Centro Político Administrativo. O delegado Paulo Araújo, que comanda as investigações, disse que já foram confirmados o roubo de computadores na Secretaria de Estado de Administração (SAD), Ministério Público Estadual (MPE), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural (SEDER), Tribunal de Justiça (TJ/MT), Secrataria de Estado de Fazenda (Sefaz) e Famato.
Há suspeitas de que alguns equipamentos localizados na loja de informática de Ivanildo Nogueira sejam produtos de furto. No local os policiais apreenderam uma caixa com vários computadores e documentos.
Segundo o diretor de Polícia Civil, Wilson Leite, o esquema funcionava com a participação direta de Eliane Maria de Souza, funcionária de uma empresa terceirizada, responsável pela limpeza dos prédios onde funcionavam secretarias estaduais e outros órgãos. Eliana tinha as chaves das salas. Ela facilitava ou reapassava as chaves do local para integrantes da quadrilha.
A polícia suspeita que os computadores eram roubados durante o horário de almoço, por volta das 12h, e no final da tarde, quando se encerra o expediente. Wilson Leite estima que o prejuízo pode chegar a aproximadamente R$ 1 milhão.