A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) lançou, a operação “Natal com Segurança”. Um grande esquema de segurança foi montado pela Sejusp. Um total de 3.359 homens da Polícia Militar, 302 policiais civis e 190 militares do Corpo de Bombeiros estarão atuando em ações preventivas, ostensivas, de orientação e repressão, numa ação conjunta de fim de ano da segurança pública.
Em todo Estado, a Polícia Militar empregará 336 viaturas e 115 motos. Será realizado policiamento ostensivo – a pé e ciclístico – barreiras móveis nas vias de grande fluxo; policiamento motorizado; pontos base, integração com outros órgãos; pontos demonstrativos para atendimento rápido, em especial aos transeuntes, e barreiras integradas do Comando Regional I e II da Polícia Militar nas pontes de Cuiabá e Várzea Grande.
“Vamos intensificar o policiamento ostensivo a pé e ciclístico na área central da Capital, em especial na região comercial, e nos bairros como Osmar Cabral, Tijucal, Cristo Rei e a grande CPA”, disse o comandante geral da PM, coronel Antônio Benedito de Campos Filho.
Para inibir o abuso do álcool e evitar acidentes nesse período, os bafômetros recebidos pela segurança recentemente serão usados em todos os pontos de blitz da operação, afirmou Campos Filho.
A exemplo do que foi realizado em anos anteriores, a Polícia Militar disponibilizará o serviço de disque denúncia (0800 653939), funcionando 24 horas, para que a população possa fazer denúncias ou solicitar atendimento.
“Também será disponibilizado aos empresários o serviço de acompanhamento de escolta para grandes valores. A ação é implementada nessa época do ano para evitar ações criminosas, já que a movimentação bancária cresce consideravelmente nesse período de festas”, frisou Campos Filho.
Mato Grosso é o único Estado da federação a disponibilizar esse tipo de serviço a comerciantes.Os empresários de Cuiabá e Várzea Grande terão mais dois números de telefones exclusivos para solicitações e denúncias, são eles: 3624-1052 e 3624-1053. Além da escolta de valores, a Polícia Militar também ministrará palestras orientativas a empresários sobre identificação de notas falsas e de cheques adulterados.
Secom-MT