quinta-feira, 07/11/2024
InícioPolíciaOperação "Álcool Zero" resulta em 4 prisões e 125 notificações em Cuiabá...

Operação “Álcool Zero” resulta em 4 prisões e 125 notificações em Cuiabá

Quatro pessoas presas por dirigirem sob efeito de álcool, e outras duas por direção perigosa, e uma pelo crime de porte ilegal de arma de fogo, além de 125 notificações e 17 carteiras apreendidas. Este é o saldo da operação “Álcool Zero” realizado durante os dias 25 e 26 de julho na área do Comando Regional I, em Cuiabá.

A ação foi realizada nas avenidas Miguel Sutil (em dois trechos distintos), Mato Grosso, Isaac Póvoas, Getúlio Vargas, Estrada da Guia (MT-010) e áreas comerciais de grande fluxo noturno. De acordo com a estatística, foram abordadas 2.490 pessoas e abordados 1.398 veículos. Dois veículos foram apreendidos e uma pessoa foi conduzida para unidade policial por ter sido flagrada dirigindo sem a Carteira Nacional de Habiilitação (CNH).

A operação foi realizada em vias de grande fluxo de veículos, áreas próximas de bares, lanchonetes e boates. A Polícia Militar atuou com cinco etilômetros (conhecidos popularmente como bafômetros). Três unidades pertencem a Instituição e dois foram cedidos por meio de um Termo de Cooperação Técnica junto a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

A Lei 11.705, que entrou em vigência no dia 20 de junho deste ano, prevê mais rigor contra motoristas que ingerirem bebidas alcóolicas. A partir do limite de dois decigramas de álcool por litro de sangue para os motoristas, a pessoa será multada em R$ 955, perde a carteira e tem o carro apreendido. Acima de 6 decigramas – equivalente a uma lata de cerveja -, é crime com pena de até três anos de prisão. A nova legislação prevê suspensão do direito de dirigir por 12 meses. É possível recuperar a carteira recorrendo ao Detran (com a possibilidade de entrar com auxílio de advogado, testemunhas e peritos que comprovem inocência).

“O objetivo é preservar vidas. O condutor que dirige embriagado coloca em risco não só a si, mas quem está saindo de casa para trabalhar, voltando dos estudos. A Polícia Militar não tem a intenção de sair multando por aí. Por mais de 30 dias os condutores foram informados a respeito das operações para coibir a prática e as ações irão ter continuidade”. A afirmação é do comandante geral da Polícia Militar, coronel Antônio Benedito Campos Filho. Ele faz questão de salientar ainda que a nova legislação já tem surtido efeito já que durante a operação os policiais perceberam que muitas pessoas saíram de carona com quem não bebe ou optaram por locar os serviços de taxistas.

Mais 20 etilômetros serão adquiridos pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e repassados a Polícia Militar. A idéia é encaminhar exemplares para cada Comando Regional (Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres, Sinop, Rondonópolis, Barra do Garças, Tangará da Serra e Juína).

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes