domingo, 22/12/2024
InícioMundoONU diz que trégua humanitária na Ucrânia não parece possível no momento

ONU diz que trégua humanitária na Ucrânia não parece possível no momento

Alto funcionário da organização esteve na Rússia e entregou uma proposta para facilitar o envio de ajuda e a retirada de civis

O secretário-geral da ONU, António Guterres, declarou durante uma entrevista coletiva realizada nesta quarta-feira, 13, que um cessar-fogo com fins humanitários não parece possível atualmente na Ucrânia. “É o que desejávamos, por razões humanitárias, mas isso não parece possível”, disse.

A declaração vem após um alto funcionário da organização, o vice-secretário-geral para Assuntos Humanitários da ONU, Martin Griffiths, ter sido enviado para Rússia e Ucrânia com objetivo de tentar negociar um cessar-fogo humanitário. Em Moscou, Griffiths se reuniu com responsáveis de Assuntos Exteriores e Defesa, e entregou propostas para facilitar a entrega de ajuda humanitária e as retiradas de civis presos nos combates.

As solicitações ainda não foram respondidas pelos russos, entretanto, a ONU informou que segue aguardando um posicionamento sobre os pedidos que foram realizados. Durante a entrevista, Guterres foi questionado pelos jornalistas sobre o que ele achava das falas de Joe Biden, que chamou Vladimir Putin genocida. Entretanto, ele evitou se posicionar e só comentou que “genocídio está estritamente definido no direito internacional. E na ONU, nos baseamos na determinação jurídica dos organismos judiciais apropriados”, disse antes de reforçar que o Tribunal Penal Internacional (TPI) de Haia já abriu uma investigação sobre a questão.

JovemPan

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

Mais Visitadas

Comentários Recentes