O Conselho de Segurança, que adotou por unanimidade uma declaração redigida pelos Estados Unidos, pedindo a todos os países membros da organização internacional para aumentar os seus esforços para a imposição de sanções a Pyongyang.
A Coreia do Norte voltou hoje a tentar lançar, aparentemente sem êxito, um novo míssil balístico de médio alcance. Os lançamentos com a utilização de tecnologia de mísseis balísticos constituem uma infração das resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas.
As tensões aumentaram na península coreana desde o quarto teste nuclear da Coreia do Norte efetuado em janeiro, seguido do lançamento de um 'rocket' de longo alcance no mês seguinte.
Como resposta à nova tentativa de lançamento de um míssil balístico, os Estados Unidos incluíram hoje a Coreia do Norte na lista dos principais países responsáveis pelo branqueamento de capitais, com a qual proíbem relações indiretas entre instituições financeiras de ambos os países e aumenta o isolamento norte-coreano.
A medida vai permitir aplicar medidas para "isolar ainda mais a Coreia do Norte do sistema financeiro internacional ao proibir as instituições financeira norte-americanas abrir ou manter contas com instituições financeiras norte-coreanas".
"Esta ação é um passo para a eliminação das relações bancárias com a Coreia do Norte. Esperemos que todos os governos e autoridades financeiras façam o mesmo", explicou, em comunicado, o subsecretário da Inteligência e do Terrorismo do Tesouro, Adam Szubin.
NotíciasaoMinuto