A Organização das Nações Unidas (ONU) começa a discutir hoje, em Póznan,a Polônia, as normas que vão dar continuidade ao chamado Protocolo de Kyoto, que busca reduzir as emissões de gases que provocam as mudanças climáticas,e tem validade até 2012. São 190 países reunidos na 14° Conferência das Partes sobre o Clima (COP-14). A próxima reunião, em 2009 em Copenhague, Dinamarca, é tida como último prazo para definir o novo acordo global antiaquecimento global.
O Protocolo de Kyoto determina que as 32 nações industrializadas que assumiram metas de redução de emissão de gases-estufa baixem em 5% a liberação de dióxido de carbono (CO²) e outros gases o que despejavam na atmosfera em 1990.
Na abertura do debate, hoje, o secretário executivo da Convenção-Quadro da Organização das Nações Unidas sobre Mudança Climática, Yvo de Boer, lembrou o alerta do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês) sobre a necessidade de medidas urgentes para evitar o aquecimento do planeta, informa Luana Lourenço, da Agência Brasil.
A redução de emissões por desmatamento e degradação (tema que interessa diretamente ao Brasil, porque 75% das emissões nacionais vêm da derrubada de florestas e queimadas), transferência de tecnologia entre países, financiamento de ações de mitigação e adaptação e metas quantitativas de redução de emissões de gases de efeito estufa fazem parte da agenda da COP.
DiárioNet