A partir de hoje terça-feira (10.04), os passageiros de ônibus municipais de Várzea Grande passam a contar com coletivos equipados com elevador para pessoas com deficiência.
Ao abrir a porta, o motorista aciona o mecanismo – que libera uma rampa até o chão. O cadeirante (pessoa que usa cadeira de rodas para se locomover), por exemplo, embarca e o elevador insere o passageiro no coletivo. Os cobradores estão orientados a oferecer ajuda quando for necessário.
Segundo o presidente da União Transportes, Rômulo Botelho, são cinco novos ônibus com esse equipamento, que atenderão linhas-eixo da cidade entre bairros e o Terminal André Maggi. O benefício amplia as vantagens já oferecidas no sistema intermunicipal, no qual 20% dos coletivos já possuem adaptação para deficientes. E melhor ainda: os passageiros também podem desfrutar da integrarão entras as linhas municipais e intermunicipais, o que está facilitando a vida dos cadeirantes.
Serão atendidos passageiros das linhas 13 de Setembro, via Alzira Santana, Unipark e Jardim Imperial. “Atenderemos todos os eixos”, explica Botelho. Ele acrescentou que se tratam de veículos novos, adaptados com rampas e acionadas por controle remoto. “É um avanço em termos de transportes”, completa.
O prefeito Murilo Domingos acredita que, a partir de agora, o transporte coletivo terá a qualidade que a população merece. Destaca que desde o início de sua gestão, o transporte foi tratado com prioridade. “Temos, a partir de agora, serviço completo para os passageiros. É mais uma conquista da população”, enfatiza.
O superintendente de Trânsito e Transportes Urbanos de Várzea Grande, Tarciso Bassan, lembra os portadores de necessidade especiais também tiveram o Terminal André Maggi, em Várzea Grande, adaptado. Fiscais aptos a responder em libras (linguagem dos sinais), rampas, corrimões e banheiros apropriados estão em uso desde outubro do ano passado.