sexta-feira, 20/09/2024
InícioSaúdeOMS registra 2.384 pessoas com gripe suína; Brasil confirma 4 casos

OMS registra 2.384 pessoas com gripe suína; Brasil confirma 4 casos

O número de casos de gripe suína confirmados pela OMS (Organização Mundial da Saúde) atingiu os 2.384 casos em 24 países, incluindo 44 mortos –42 no México e dois nos Estados Unidos. O novo balanço da organização não inclui, ainda, os quatro casos da doença, denominada oficialmente gripe A (H1N1), confirmados nesta quinta-feira pelo Ministério da Saúde do Brasil.

A lista da epidemia é liderada pelo México, país mais afetado pela gripe suína, que registra 1.112 casos confirmados em laboratório, incluindo 42 mortes.

Segundo a OMS, os EUA registram a infecção em 896 pessoas, incluindo duas mortes. O novo número apresenta 254 casos a mais que o relatório anterior da OMS.

O terceiro lugar por número de casos é ocupado pelo Canadá, com 214 pessoas afetadas.

Na Europa, a Espanha apresenta o maior número de doentes (81), seguida do Reino Unido (32).

A doença é registrada ainda na Alemanha (10), Nova Zelândia (5), França (5), Israel (6), El Salvador (2), Itália (5), Áustria (1), China (1 em Hong Kong), Colômbia (1), Costa Rica (1), Guatemala (1), Dinamarca (1), Irlanda (1), Holanda (2), Coreia do Sul (3), Polônia (1), Portugal (1), Polônia (1), Suécia (1) e Suíça (1).

A organização sanitária repetiu que não recomenda restringir as viagens por causa deste surto de gripe, mas assinala que as pessoas doentes com viagens programadas devem atrasá-las. A organização pede ainda que as pessoas que viajaram a locais com grande contaminação e apresentam sintomas da gripe busquem atendimento médico.

“Estas recomendações constituem medidas de precaução que podem limitar a propagação de muitas doenças transmissíveis, incluindo a gripe”, diz a OMS.

Brasil

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, confirmou na noite desta quinta-feira quatro casos de gripe suína no Brasil. Há casos em três Estados: São Paulo (2), Rio (1) e Minas (1). Os pacientes são adultos e passam bem, afirmou o ministro. Todos contraíram a doença no exterior –três estiveram no México e um, nos EUA. O Brasil tem outros 15 casos suspeitos.

Saiba quais hospitais procurar no Brasil
Veja mapa dos casos de gripe suína no Brasil

Três dos quatro pacientes já receberam alta médica. Temporão afirma que nenhum deles oferece risco de contaminar outras pessoas.

Para o ministro, a confirmação da doença não muda a estratégia do Brasil para se prevenir contra a gripe suína, já que todas as medidas preventivas foram tomadas com antecedência. Ele afirma que a população deve evitar a automedicação. “Todos os casos são importados, e o vírus não circula no Brasil”, afirmou.

Segundo o ministro, outros 15 casos suspeitos da doença ainda são analisados no país. Os exames laboratoriais que confirmam ou descartam a contaminação pela doença podem sair nesta sexta-feira. Outros 93 casos foram descartados.

Pacientes brasileiros

Em São Paulo, um dos casos confirmados é de um rapaz de 24 anos que esteve no México entre os dias 17 e 22 de abril. Ele apresentou os sintomas no dia 24 e ficou internado no Instituto de Infectologia Emílio Ribas por dez dias, informou a Secretaria Estadual da Saúde.

O outro paciente de São Paulo, um homem de 48 anos, esteve nos EUA entre os dias 19 e 28 de abril. Ele apresentou os sintomas no dia 29 e também foi atendido no Emílio Ribas, onde foi medicado e mantido sob monitoramento. De acordo com o ministério, ele não ficou internado, e nenhum dos familiares manifestou sintomas da doença.

Em Minas, o paciente –que esteve no México entre os dias 22 e 27 de abril– também já teve alta. Ele começou a manifestar os sintomas dia 26 e foi internado quando chegou ao Brasil. Ele recebeu alta no dia 29 e permaneceu em isolamento domiciliar até quarta-feira (6).

Apenas o paciente cujo caso foi confirmado no Rio continua internado. De acordo com Temporão, ele retornou do México no último dia 3, está internado desde terça-feira (5) e passa bem. Um outro paciente que também está internado no isolamento do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, ligado à UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), teve contato com o jovem de 21 anos que teve diagnóstico confirmado para a gripe suína.

Com Efe

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

14 + cinco =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes