O governador do Estado, Blairo Maggi, visitou nesta sexta-feira (25.04) a fazenda experimental da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) em Acorizal, onde dois projetos para oferecer opções de renda na Baixada Cuiabana estão sendo desenvolvidos. No primeiro, um aviário projetado para regiões com altitudes inferiores a 400 metros em relação ao nível do mar, onde a temperatura geralmente é maior. O outro, uma fábrica de óleo base voltado principalmente para a indústria farmacêutica.
Com capacidade para uma produção anual de 100 litros, a fábrica já está em funcionamento, utilizando como matéria-prima o eucalipto, menta, citorela e o nim. O nim é uma planta originada da Índia, trazida para o Brasil em 1992. Trata-se de uma árvore de crescimento rápido, que em poucos anos atinge mais de 10 metros de altura. O engenheiro agrônomo diretor de Pesquisa da Empaer, Antonimar Marinho, explica que o potencial da extração destes óleos é grande. Ele cita como exemplo que 100 mililitros do óleo de citorela é vendido entre R$ 12 e R$ 15.
“Já tivemos industrias cosméticas e farmacêuticas procurando este nosso produto. Outras plantas nativas do cerrado também estão sendo estudadas como fontes geradoras de renda, como o jatobá e o pau de óleo”, destaca Antonimar. A iniciativa desenvolvida pelo Governo faz parte do processo de verticalização da economia do Estado, agregando valor ao produtos mato-grossenses.
Para a criação de aves, o aviário possui capacidade de produção estimada em dez mil aves. O principal diferencial é o sistema de controle de temperatura. Todo informatizado, a temperatura é adaptada automaticamente levando em conta o ambiente e externo e as condições ideais para cada idade do frango. As primeiras aves devem ser abatidas nos dias 2 e 3 de junho, pesando entre 2,8 e 3 quilos.
MT 010 – A comitiva ainda visitou as obras de asfaltamento da rodovia que liga Acorizal (62 Km ao Norte da capital) a Rosário Oeste (128 Km ao Norte de Cuiabá). O secretário de Infra-estrutura do Estado, Vilceu Marcheti, confirmou que dez quilometros da via já estão concluídos. “Ainda restam 32 Km para serem pavimentados, vamos fazer metade deste percurso ainda este ano, ficando o restante para 2009”. Os prefeitos de ambas cidades acompanharam a comitiva.
Secom