quinta-feira, 07/11/2024
InícioBrasilOIT: desemprego eleva risco de tensões sociais no Brasil

OIT: desemprego eleva risco de tensões sociais no Brasil

Os &iacutendices de insatisfa&ccedil&atildeo social no Brasil est&atildeo entre os que mais crescem no mundo. Os dados fazem parte do informe sobre desemprego da Organiza&ccedil&atildeo Internacional do Trabalho (OIT). Se no mundo essa taxa aumentou em m&eacutedia 0,7 pontos, numa escala de zero a cem, no Brasil o salto foi de 5,5 pontos.

Trata-se de um dos maiores aumentos do mundo em 2016, disse o economista-s&ecircnior da OIT, Steven Tobin. Segundo ele, uma das formas de medir esse mal-estar social &eacute o n&uacutemero de greves, manifesta&ccedil&otildees de rua e protestos.

Entre 2015 e 2016, o Brasil passou de 25 pontos para 30,5. A m&eacutedia mundial ficou em 22 pontos.&nbsp

Para a OIT, a onda migrat&oacuteria, a insatisfa&ccedil&atildeo popular e as tens&otildees sociais no mundo est&atildeo intimamente relacionadas a essa realidade no mundo do trabalho. As incertezas globais e a falta de trabalhos decentes est&atildeo na base do descontentamento social e na migra&ccedil&atildeo, alertou a entidade em seu informe.

Entre 2009 e 2016, a parcela da popula&ccedil&atildeo com idade de trabalhar migrando de suas regi&otildees foi elevada, principalmente nos pa&iacuteses &aacuterabes e latino-americanos. Na Am&eacuterica Latina, 30% da popula&ccedil&atildeo indicou que est&aacute disposta a abandonar seus pa&iacuteses.

A previs&atildeo da entidade &eacute de que, diante desse cen&aacuterio, a onda migrat&oacuteria n&atildeo perder&aacute for&ccedila nos pr&oacuteximos anos.

(Com Estad&atildeo Conte&uacutedo)&nbspVeja.Com

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes