A Oficina de Prioridades de Pesquisa em Saúde será realizada nos próximos dias 28 e 29 de outubro, em Cuiabá. O evento é uma das etapas fundamentais no desenvolvimento do Programa Pesquisa para o Sistema Único de Saúde (PPSUS): Gestão Compartilhada em Saúde. Deste encontro resultarão as linhas de pesquisa que constituirão as chamadas estaduais para seleção de projetos de pesquisa que poderão ser contempladas no Edital PPSUS do próximo ano.
A iniciativa é uma parceria entre o Ministério da Saúde, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Secretaria Estadual de Saúde (Ses) e Escola de Saúde.
Os interessados em participar precisam realizar a inscrição no formulário online que ficará acessível até o preenchimento das 75 vagas disponibilizadas para os grupos de trabalho, assim divididos: Gestão Estratégica Regionalizada do SUS; Rede de Atenção e Sistema de Vigilância em Saúde Regionalizada; Gestão do Trabalho em Saúde; Direito Sanitário e Economia em Saúde e Educação em Saúde.
PPSUS
O Programa Pesquisa para o SUS – PPSUS é uma iniciativa de descentralização de fomento à pesquisa em saúde nas Unidades Federativas (UF) que promove o desenvolvimento científico e tecnológico, visando atender as peculiaridades e especificidades de cada cidade brasileira e contribuir para a redução das desigualdades regionais.
A pesquisa em saúde representa 30% da produção científica nacional. No entanto, há uma forte concentração de doutores e mestres, assim como das instituições de pesquisa, nas regiões sudeste e sul do país. Entretanto, as atividades de pesquisa não contam com investimentos suficientes, principalmente nas regiões menos desenvolvidas.
Os objetivos do PPSUS são: (1) financiar pesquisas em temas prioritários para a saúde da população brasileira, (2) promover a aproximação dos sistemas de saúde, ciência e tecnologia locais, (3) reduzir as desigualdades regionais na ciência, tecnologia e inovação em saúde e (4) promover a equidade.
O PPSUS é uma iniciativa inovadora por adotar um modelo de gestão descentralizado e participativo, envolvendo gestores, profissionais de saúde, pesquisadores e representantes da sociedade civil.
Esse Programa constitui uma ferramenta potencialmente indutora para que os principais problemas de saúde da população figurem entre as linhas prioritárias de investigação dos pesquisadores brasileiros, tendo a relevância sócio-sanitária como critério norteador para a definição dos temas prioritários de pesquisa. Além disso, contribui para aumentar a experiência e a produção científica dos pesquisadores locais, tornando-os mais competitivos em âmbito nacional.
Acesse – http://www.fapemat.mt.gov.br/noticias/oficina-de-prioridades-para-o-ppsus-e-realizada-em-cuiaba/156867