quinta-feira, 07/11/2024
InícioCidadeOfertas de vagas de cursos técnicos pela Secitec se aproximam de 2...

Ofertas de vagas de cursos técnicos pela Secitec se aproximam de 2 mil

O número de vagas ofertadas pelo governo de Mato Grosso para cursos técnicos gratuitos chegou a quase duas mil somente nesse primeiro semestre de 2011.
Em um balanço feito pela Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (Secitec), órgão responsável por capacitar a força de trabalho do Estado, de fevereiro a abril foram abertas 1.880 vagas divididas em 42 cursos técnicos de nível médio, com duração média de um ano e seis meses a dois anos.

De acordo com o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Eliene Lima, a procura pelos cursos de qualificação atingiu a marca de 7.249 inscritos.
“Esse número vai ser maior quando se encerrarem as inscrições das unidades de Barra do Garças e Diamantino, que hoje estão abertas e juntas ofertam 400 vagas em 10 cursos técnicos”, explica Lima. A maioria das aulas dos cursos
técnicos abertos nesse ano começa no dia 02 de maio.

Além de cursos técnicos, a Secitec oferece aos mato-grossenses cursos de capacitação, que duram entre 90 a 120 dias. Nesse segmento foram abertas nos ultimos dois meses 560 vagas em 15 cursos. A procura chegou a 1.225, mas
ainda segundo Eliene Lima, duas das nove escolas técnicas da Secitec estão com o período de inscrições abertas e esse número de candidatos crescerá ainda mais.

Atualmente o Governo de Mato Grosso mantém espalhadas no Estado noves unidades educacionais públicas, responsáveis por realizar cursos técnicos e profissionalizantes. As chamadas Escolas Técnicas estão instaladas em Alta
Floresta, Barra do Garças, Diamantino, Lucas do Rio Verde, Poxoréu, Rondonópolis, Sinop e Tangará da Serra. Além de atender a população local, algumas unidades adotam o modelo de extensão de conhecimento para atender
moradores de municípios vizinhos. Como é o caso da escola técnica de Diamantino, que promove o curso de Agropecuária em Várzea Grande por meio de uma parceria com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Mato Grosso
(Fetagri). O mesmo ocorre em Rondonópolis, que promove cursos em Campo Verde, Sinop em Marcelândia, e Tangará da Serra, que implantou também cursos técnicos nos municípios de Sapezal e Chapada dos Guimarães.

A unidade que mais ofertou vagas nesse primeiro semestre foi a de Sinop, com 560 vagas. Em segundo lugar aparecem Rondonópolis e Barra do Garças, com 280 vagas ofertadas.

“A previsão é de em 2013 termos em funcionamento mais oito escolas técnicas, inclusive uma em Cuiabá. As obras estão em andamento e queremos o quanto antes inaugurar as unidades que tanto colaboram para a formação de mão-de-obra desse Estado”, complementa Eliene Lima.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes