A OEA (Organização dos Estados Americanos) vai enviar no fim de semana uma missão mediadora para tentar resolver a crise política em Honduras, afirmou o secretário-geral da entidade, Jpsé Miguel Insulza.
Ele também disse que os embaixadores de países da OEA e da União Europeia, que haviam sido retirados de Honduras pelos seus governos depois da derrubada do presidente Manuel Zelaya, vão voltar.
Entenda a crise política em Honduras
“O governo interino nos disse que está disposto a receber a missão de chanceleres e o secretário-geral”, disse em Nova York depois de reunião com diplomatas de 12 países -entre eles, Miguel Moratinos, da Espanha. Participaram representantes de Argentina, Brasil, Canadá, União EuropeiaE, Costa Rica, Guatemala, Honduras, Jamaica, México, Panamá e República Dominicana.
Os participantes do encontro também concordaram em apoiar o pedido do Brasil, em cuja Embaixada em Tegucigalpa Zelaya recebeu abrigo, para uma reunião extraordinária do Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre a situação em Honduras.
G1