A situação do Oriente Médio dominou as discussões do segundo dia do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suiça.
A ocupação do Iraque pelos Estados Unidos foi criticada em um dos debates do Fórum pelo vice-presidente do país, o xiita Adel Abdel Mehdi. “Os iraquianos e o Iraque foram ocupados, o que representa uma decisão idiota”, disse.
A respeito da situação política no Iraque desde a intervenção de março de 2003, o vice-presidente reconheceu que os iraquianos “têm cometido um grande número de erros”.
“Os Estados Unidos também cometeram muitos erros que alimentaram a violência no país”, acrescentou.
“Muitos destes erros e boa parte da violência poderiam ter sido evitados”, declarou Abdel Mehdi.
Nesta quinta feira, 30 supostos insurgentes morreram em uma ação conjunta dos EUA e forças iraquianas em Bagdá. Em um atentado, outras cinco pessoas perderam a vida, após a explosão de uma moto-bomba na capital iraquiana.
Os debates sobre a região devem continuar nesta sexta-feira. O presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, se reúne com a ministra de Assuntos Exteriores de Israel, Tzipi Livni.
Lula chega hoje a Davos
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá uma agenda apertada agenda no Fórum Econômico Mundial (WEF) de Davos (Suíça), onde chegará na tarde desta quinta-feira.
Dentro do programa do Fórum, Lula fará um discurso na manhã de sexta-feira sobre a luta contra a fome. Na agenda do presidente, também estão previstos encontros com empresários para expor idéias sobre o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC).