A cidade de Várzea Grande está prestes a ter seu primeiro parque ambiental. A secretaria municipal de Viação e Obras vive a expectativa de entregar ainda na primeira quinzena do mês de setembro a primeira etapa do Parque Municipal Tanque do Fancho, localizado ao lado da Câmara Municipal de Vereadores, fazendo fundo com a sede da prefeitura.
Com uma área de 4 hectares, o Tanque do Fancho é apontado como um local onde o várzea-grandense terá como referência em lazer e principal ponto para a tradicional caminhada. No local, haverá uma pequena praça e pista pavimentada com 1,5 mil metros quadrados para o público caminhar com um ar puro e arejado, pois durante toda a sua construção, as árvores nativas foram preservadas. Além disso, houve a recuperação do talude do córrego com o plantio de grama em seu entorno.
De acordo com o secretário de Obras, Valdisnei Moreno, falta pouco para a obra ser entregue à população. O pórtico de entrada do parque será um dos últimos serviços a serem entregues. O estacionamento terá a capacidade para pouco mais de 50 veículos.
A revitalização de toda a área do tradicional Tanque do Fancho é uma das prioridades da atual administração.
A história local conta que o córrego era local onde senhoras levavam roupas e peões davam água a seus animais como cavalos.