A obesidade já se tornou uma realidade no Brasil. Falta de tempo, má alimentação e outros fatores fazem com que pais e filhos engordem cada vez mais. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde em 2002/2003, 2% dos adolescentes brasileiros estão obesos. Com relação ao excesso de peso, apurado na mesma pesquisa, 16,7% dos adolescentes brasileiros têm excesso de peso.
De acordo com a presidente do departamento de nutrição da Sociedade Brasileira de Pediatria, Roseli Sarni, o Brasil hoje está passando por um período que chamamos de transição nutricional. “Nós temos uma redução expressiva na prevalência de desnutrição em crianças e adolescentes. E um aumento expressivo na prevalência de obesidade”, explica. Ouça o podcast ao lado!
Para que a obesidade infantil não se torne uma realidade entre as famílias brasileiras, os pais devem agir sempre preventivamente diante dessa realidade. “Aconselhamos que eles não esperem a obesidade se instalar por que o tratamento é extremamente difícil”, afirma Roseli.
Segundo o Ministério da Saúde, o desafio atual é entender o problema e buscar soluções em uma agenda única de nutrição que contribua para promover e possibilitar uma alimentação saudável às crianças brasileiras.
US