domingo, 22/12/2024
InícioMundoObama promete recuperar aos EUA sua "estatura moral"

Obama promete recuperar aos EUA sua “estatura moral”

“Eu vou me certificar de que nós não vamos torturar”, afirmou o presidente eleito.

Obama também prometeu fazer “o que for necessário” para estabilizar a economia americana, com ajudas financeiras à indústria automobilística e a mutuários.

Al-Qaeda e Bin Laden

Segundo a correspondente da BBC em Washington Sarah Morris, Obama estava relaxado durante a entrevista à CBS.

Ele respondeu perguntas sobre segurança nacional, economia e sobre futuros cargos no seu governo, que começa no dia 20 de janeiro.

Obama disse que uma das suas prioridades é montar logo uma equipe para lidar com a segurança nacional, “porque períodos de transição são potencialmente tempos de vulnerabilidade a ataques terroristas”.

Quando questionado sobre a promessa de retirada do Iraque, ele disse que assim que ele assumir o governo vai “chamar os chefes das Forças Armadas, o aparato de segurança nacional, para começar a executar um plano para reduzir as tropas”.

“Particularmente à luz dos problemas que nós estamos enfrentando no Afeganistão, que continuam a piorar. Nós precisamos melhorar esses esforços”, disse.

Obama disse que outra prioridade seria “acabar com a al-Qaeda de uma vez por todas” e capturar ou matar Osama Bin Laden.

Ele confirmou que pretende fechar a prisão de Guantánamo e “nos certificar de que nós não torturamos”.

“Isso é essencial no esforço para reconquistar a estatura moral dos Estados Unidos no mundo”, disse Obama.

Economia em crise

O presidente eleito disse que discutiu com seus assessores formas de reanimar a economia e criar empregos. Uma das medidas planejadas é um pacote de estímulo para o setor automobilístico e para mutuários.

Segundo ele, o consenso entre economistas, tanto na direita como na esquerda, é de que “nós vamos ter de gastar dinheiro agora” para reaquecer a economia.

“E que nós não devemos nos preocupar com o déficit no próximo ano ou mesmo no ano seguinte; que no curto prazo a coisa mais importante é evitarmos o agravamento da recessão.”

Ele confirmou ter se encontrado com sua ex-rival do Partido Democrata, Hillary Clinton, mas não comentou as especulações de que ela seria secretária de Estado no seu governo. Ele prometeu que o Partido Republicano terá alguma representação.

Cachorro

Na última parte da entrevista, Obama falou ao lado de sua mulher, Michelle Obama, que comentou sobre suas prioridades como primeira-dama e sobre as pressões que a família sofrerá quando se mudar para a Casa Branca.

Ela disse que está feliz de se mudar para Washington, onde a família vai finalmente voltar a morar junta, depois de 18 meses em que Obama passou viajando pelos Estados Unidos, em campanha.

“O principal foco para o primeiro ano será certificar-se de que as crianças consigam passar pela transição. Mas há muitos temas com os quais eu me preocupo profundamente”, disse. “Eu me preocupo com famílias de militares e a questão do balanço entre trabalho e família.”
Ela disse também que as duas filhas do casal, Malia e Sasha, terão de esperar mais dois meses para ganhar o cachorro que lhes foi prometido por Obama no discurso de vitória.

“Nós estamos em modo de espera no “front” do cachorro. Porque o combinado sobre o cachorro é de que nós apenas pegaríamos um depois que nos mudássemos. Porque como donos responsáveis, eu não acho que seria bom pegar um cachorro no meio da transição”, disse ela.

“Nós fechamos esse negócio com as crianças antes que o resto dos Estados Unidos ficasse sabendo. Então elas estão bem com isso.”

BBC/U.Seg

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

Mais Visitadas

Comentários Recentes