1) O que é a celulite?
A celulite é uma afecção benigna, que afeta principalmente as mulheres. Ela é caracterizada principalmente pelo aparecimento de ondulações na pele, causando um aspecto de “casca de laranja”. Isto ocorre devido o aumento do tecido gorduroso sob a pele, acarretando em alterações da microcirculação e conseqüente aumento do tecido fibroso (que causa o aspecto característico da celulite).
2) Por que as mulheres têm mais celulite do que os homens?
No tecido gorduroso existem também as fibras, que separam os grupos de lipócitos (aqueles que compõe o tecido adiposo). É por causa das características dessas fibras que as mulheres desenvolvem mais celulite que os homens. Nas mulheres as fibras são finas e perpendiculares à pele, ligando a pele ao tecido muscular mais profundo. Já nos homens as fibras são mais grossas e se ligam à musculatura de forma oblíqua.
Quando aumenta o tamanho do tecido gorduroso na mulher, por causa do acúmulo de gordura, este tecido se expande em direção à pele. Quando o mesmo acontece no homem, as fibras resistem a esta expansão e levam o tecido gorduroso em direção a profundidade, o que resulta no não aparecimento da celulite.
3) É verdade que a celulite tem estágios?
Sim. A celulite tem quatro estágios de evolução que são caracterizados pelo inchaço, tamanho dos nódulos, comprometimento da circulação e dor. Os graus três e quatro podem ser dolorosos.
4) A celulite aparece com mais frequência em quais locais do corpo?
A celulite aparece principalmente na região dos glúteos, coxa, abdômen, nuca e braços.
US