Basta olhar ao nosso redor para ver como estamos conectados.Afinal, sempre tem gente de olho nas telas dos smartphones, qualquer um que não esteja inserido nesse contexto passa a ser utopia.
Pessoas, produtos e até nossos pets, todos estamos online. Segundo uma pesquisa recente de Harvard, representamos 78% da população mundial presente na internet e dos 5 minutos gastos online 2 sao para o facebook.
E se você acredita que isso não é poderoso para lançar um novo produto, descobrir um grande talento ou gerar conteúdo, pode rever seus conceitos.
Há um debate enorme em relação à quantidade de informação que disponibilizamos online e o quanto estas redes se aproveitam disso.A cada dia cresce a variedade de empresas que se utilizam desse canal para aproximar clientes, divulgar serviços e etc.
Na contramão positiva que une o físico ao digital, as redes sociais tambem nos expõe a violência, ao crime e a informação equivocada se nao utilizada de forma adequada.
Interatividade é a marca da rede social, e com ela podemos ter acesso a canais que nunca tivemos. Eu, por exemplo, consegui a atenção de profissionais de renome mundial que jamais teria se não fosse por esta ferramenta.
Mas atenção! Os internautas de hoje nãosão massa de manobra e somente compartilham algo se houver interesse. Não há campanha de marketing ou estudo dirigido que prove o contrario.
A reciprocidade é tamanha que empresas criam campanhas ou alteram produtos a partir de críticas ou sugestões de seus clientesobtidas pelas redes sociais.
A possibilidade de tornar algo visível e disponibilizar informação quase que instantaneamente numa rede social é o que faz do Facebook, Instagram, Youtube, Twitter e tantas outras redes sociais algo tão dinâmico e assustadoramente poderoso. Pense Nisso!
Maria Augusta Ribeiro escreve para o Belicosa.com.br é Coordenadora de Comunicação da BPW América Latina