Os povos indígenas de Mato Grosso e Conselhos de Saúde Indígena manifesta contra a Portaria GM/MS 1907/16 de 18 de Outubro de 2016, na qual o Ministro da Saúde Ricardo Barros derruba a autonomia e a descentralização da saúde indígena.
A portaria 1907/16 inviabiliza qualquer atenção à saúde dos povos indígenas, pois todas as ações dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas &ndash DSEIs &ndash estando centralizadas no Ministério da Saúde/Brasília significa um golpe à autonomia duramente conquistada durante décadas.
Considerando que o DSEI Cuiabá a partir do dia 21/10/2016, em cumprimento à referida Portaria, deixou de liberar passagens para realização de consultas médicas/exames laboratoriais de média e alta complexidade e Cirurgias.
Cabe ressaltar que o deslocamento das equipes multidisciplinares indígenas também está comprometido, pois o coordenador regional não tem mais autonomia de creditar combustível nos cartões da Ticket Car. Outra situação preocupante são os contratos e convênios que irão vencer em dezembro/2.016.
Hoje dia 25/10/2016 será conclamado o Dia D, onde todos os funcionários e lideranças indígenas estarão reunidos nas sedes dos DSEIs &ndash âmbito nacional &ndash para manifestar sobre os seguintes temas:
 
. Pelos direitos da Saúde Indígena
. Não à municipalização da Saúde Indígena
. Revogação da Portaria 1907/16
. Fortalecimento do SUS
. Pela prorrogação dos Convênios da Saúde Indígena
. Não à PEC 65/16
. Não à PEC 214/16
. Pela autonomia dos DSEIs e Fortalecimento da SESAI/MS
FEPOIMT  – Federação dos Povos e Organizações Indígenas de Mato Grosso.
CONDISI CUIABÁ &ndash Conselho Distrital de Saúde Indígena Cuiabá – MT