eclipse solar parcial…
Neste sábado (29), acontece um dos fenômenos astronômicos mais esperados de 2025: um eclipse solar parcial (o segundo de quatro eclipses previstos para o ano) – descubra os próximos aqui.
A observação direta do eclipse é restrita a algumas áreas do planeta e, no Brasil, a visibilidade será extremamente limitada (quase imperceptível). Mas, não se preocupe: o Olhar Digital vai transmitir cada fase do evento em tempo real para que você não perca nenhum detalhe.
- Um eclipse solar ocorre quando a Lua passa entre a Terra e o Sol lançando uma sombra sobre determinada área do planeta e bloqueando total ou parcialmente a luz solar;
- Existem três tipos mais conhecidos desse fenômeno: parcial, anular e total;
- Há ainda um quarto padrão, mais raro, que praticamente mistura todos eles: o eclipse solar híbrido (como o que aconteceu em abril de 2023).
- O eclipse solar de sábado será parcial, o tipo mais comum. Neste caso, apenas uma parte do Sol é coberta pela Lua, sem grandes mudanças na luminosidade do dia para a maioria das localidades abrangidas. Quando a Lua cobre totalmente o Sol, temos um eclipse total, que escurece o dia. Já o eclipse anular deixa um anel de luz visível ao redor da Lua, devido à sua distância da Terra.
FONTE: OLHAR DIGITAL