Este ano chega à sua quarta edição, ganhando cada vez mais relevância em todo o mundo
Seu principal objetivo é chamar a atenção e inspirar ações para ajudar a prevenir, detectar e gerenciar riscos de origem alimentar, contribuindo para a segurança dos alimentos, saúde humana, prosperidade econômica, agricultura, acesso a mercados, turismo e desenvolvimento sustentável.
O tema deste ano é “Alimentação Segura, Melhor Saúde”. O acesso a alimentos seguros é essencial para a saúde e o bem-estar das pessoas, dos animais e do meio ambiente. Somente quando os alimentos são seguros podemos aproveitar ao máximo seu valor nutricional e os benefícios mentais e sociais de compartilhar uma refeição segura.
Todos nós temos um papel a desempenhar, do campo à mesa, para garantir que os alimentos que comemos sejam seguros e não prejudiquem nossa saúde. A alimentação segura é essencial para promover a saúde do consumidor e acabar com a fome, dois dos 17 principais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
“Segurança dos alimentos, assunto de todos” é o lema do Dia Mundial da Segurança dos Alimentos e exorta a que todos desempenhem um papel na manutenção da segurança dos alimentos em toda a cadeia de abastecimento, do campo à mesa.