Santa Teresinha
O Dia de Santa Teresinha é celebrado em 1º de outubro.
Marie Françoise Thérèse Martin (1873-1897), também conhecida como Santa Teresinha do Menino Jesus e da Santa Face, é uma santa católica que pertenceu às Carmelitas Descalças, e é homenageada pela Igreja nesta data.
Conhecida por ser a padroeira dos missionários, Teresinha era francesa. Nascida no dia 2 de janeiro de 1873, em Alençom, cresceu numa família santa, e desde cedo conheceu a palavra de Deus através dos seus pais, Louis Martim e Zélie Guérin, e de suas irmãs, Maria, Paulina, Leônia e Celina.
Foi aos 14 anos que Teresinha decidiu entrar para a ordem das carmelitas descalças. Sem a idade permitida, ela pediu autorização ao próprio papa, na altura, Papa Leão XIII, que permitiu a sua entrada para a ordem mesmo sendo tão jovem.
Sua saúde sempre foi muito frágil e, assim, vítima de tuberculose, morreu aos 24 anos de idade, no dia 30 de setembro de 1897.
Santa Terezinha deixou um grande exemplo de amor e fé a Deus.
Em 1923, foi beatificada, no dia 17 de maio de 1925 foi canonizada pelo Papa Pio XI e, finalmente, proclamada doutora da igreja em 19 de outubro de 1997, pelo Papa João Paulo II.
Santa Teresinha ainda é conhecida por ser padroeira dos doentes de AIDS, dos floristas e jardineiros e dos doentes de tuberculose.
Oração a Santa Tereza do Menino Jesus
Ó Santa Terezinha, branca e mimosa flor de Jesus e Maria, que embalsamais o Carmelo e o mundo inteiro com vosso suave perfume, chamai-nos e nós correremos convosco, ao encontro de Jesus, pelo caminho da renúncia, do abandono e do amor.
Fazei-nos simples e dóceis, humildes e confiantes para nosso Pai do céu. Não permitais que o ofendamos com o pecado. Socorrei-nos em todos os perigos e necessidades; socorrei-nos em todas as aflições e alcançai-nos todas as graças espirituais e temporais, especialmente a graça que estamos precisando agora, (fazer o pedido).
Lembrai-vos ó Santa Terezinha, que prometestes passar vosso céu fazendo o bem a terra, sem descanso, até ver completo o número de eleitos. Cumpri em nós vossa promessa: sede nosso anjo protetor na travessia desta vida e não descanseis até que nos vejais no céu, ao vosso lado, contando as ternuras do amor misericordioso do Coração de Jesus. Amém.