Em uma semana de inscrições para a vaga de Superintendente da Escola de Governo – que de forma inédita selecionará o vencedor com base em sua formação técnica e competências – 181 pessoas já se inscreveram. Deste total, 57 candidatos são servidores e outros 124 são pessoas que desejam trabalhar para o Governo do Estado de Mato Grosso.
A seleção para o cargo de Superintendente da Escola faz parte de um projeto-piloto da Secretaria de Gestão de Mato Grosso para recrutamento e seleção de pessoas para cargos comissionados e funções de confiança, com base em competências.
Para o secretário-adjunto de Gestão de Pessoas, Joelson Matoso, que é servidor de carreira, foi superintendente da Escola e hoje ocupa um dos principais cargos de confiança da Secretaria de Gestão, a nova forma de seleção só traz benefícios. “Ficamos surpresos com a quantidade expressiva de inscritos. Agora temos o desafio de selecionar, entre eles, o perfil com melhores condições de dar conta dos desafios da Escola, tais como a implantação de cursos à distância e a criação de um programa de pós-graduação e esse tipo de seleção garante que o melhor perfil será escolhido”.
As inscrições dos interessados na vaga de Superintendente da Escola de Governo foram encerradas na última sexta-feira (25.09). Agora que foram recebidos, os currículos serão analisados. Depois disso, os candidatos selecionados fazem um teste de perfil de comportamento e entrevista para, então, ser escolhido o vencedor.
"Achei importante a iniciativa do Estado em selecionar com base nos nossos conhecimentos. É uma boa oportunidade pra fazer uma carreira e crescer profissionalmente. Só espero ser selecionada", afirmou Rose Gobel, que não é servidora do Estado, mas já se inscreveu para a vaga.
"O projeto é muito interessante por analisar os candidatos baseados em suas capacidades técnicas e por sua história profissional, disseminando um projeto que vai reconhecer a pessoa por seus méritos. Por isso me interessei", explicou Guelfo Rodrigues, servidor efetivo do Governo do Estado, também candidato à vaga.
Em maio deste ano, quando a Escola de Governo fez uma pesquisa de avaliação de competências dos gestores públicos (http://www.gestao.mt.gov.br/images/files/seg/SEG-RELATORIO-DA-PESQUISA-VERSAO-FINAL.pdf), vários servidores sugeriram aprimorar a seleção de gestores. Pensando nisto, o projeto vem corroborar com os critérios técnicos já adotados pela Casa Civil para as nomeações. Atualmente, 77% dos cargos de confiança são ocupados por servidores de carreira.
O projeto oferece metodologia para a seleção dos cargos, que passa a ser composta por cinco fases: descrição e análise do cargo comissionado vago, divulgação da vaga, análise de currículos, teste de perfil comportamental e entrevista.