A Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) dá um passo fundamental na modernização da Segurança Pública com a aquisição de equipamentos de ponta para os serviços de salvamento e combate a incêndio do Corpo de Bombeiros. Neste ano são R$ 13, 8 milhões em novos equipamentos, materiais, viaturas e uniformes para o Corpo de Bombeiros criando um cenário positivo para o órgão. Somente em equipamentos operacionais são R$ 13 milhões – duas auto escadas, com alcance de 57 metros, a mais alta fabricada no mundo, equipadas com cesto e elevador; 5 caminhões de combate a incêndio com reservatório para 1 mil litros de água e desencarcerador e seis caminhões Auto Bomba Tanque com capacidade para 5 mil litros e canhão lançador de água.
As auto-escadas estão sendo fabricadas pela empresa alemã Magirus Deutz, na cidade de Ulm, e os caminhões de combate a incêndio e salvamento também serão entregues no primeiro semestre do próximo ano e estão sendo montados no Brasil, por uma empresa do Rio Grande do Sul.
MODERNIZAÇÃO – As auto-escadas são dotadas de um cesto com elevador e capacidade para transportar até três pessoas, facilitando o resgate das vítimas. Cada escada dispõe de um canhão monitor manual para água que é utilizado para combater incêndio em alturas elevadas e um sistema de nivelamento onde o operador pode controlar a rotação sem deslocar a viatura.
A aquisição marcará a história da corporação que teve sua última viatura Auto Escada adquirida há 24 anos, quando os 37 metros de alcance do equipamento ainda satisfaziam às necessidades prediais da Capital e de Várzea Grande, cujos investimentos imobiliários verticais mudaram desde a década de 90.
Outras duas viaturas, uma Unidade de Resgate (UR) e uma Van com capacidade para 16 pessoas foram adquiridas por convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), que também possibilitou a compra de mais três desencarceradores hidráulicos para a corporação. “Estes equipamentos foram distribuídos entre os quartéis de Cuiabá, Várzea Grande e Sinop”, informou o comandante-geral,coronel bombeiro Arilton Azevedo Ferreira.
Outro convênio entre o órgão e a Prefeitura de Lucas do Rio Verde resultou na construção de um quartel naquele município – um modelo de arquitetura para a cidade, que hoje conta com dois veículos operacionais.
A instituição foi contemplada também com a revitalização de três viaturas operacionais que já foram recebidas pelas Unidades de Rondonópolis, Nova Xavantina e Sinop, além de todos os quartéis receberem kits de equipamentos e materiais de salvamento em altura.
O Corpo de Bombeiros recebeu ainda quatro motos de 250 cilindradas e mais quatro viaturas que foram locadas exclusivamente para a instituição, além de 2000 fardas que foram entregues em duas etapas para os militares.
Para a soldado bombeiro Cintia Penha Leite receber fardamento duas vezes ao ano, como aconteceu na instituição, é motivador e muito positivo para a imagem da corporação. “Para nós e para a própria sociedade é uma honra circular com farda nova tanto dentro do quartel como nas ruas, isso demonstra organização dos nossos superiores”, comentou.