O prefeito Wilson Santos e o secretário municipal de Trânsito e Transporte, Edivá Pereira Alves, lançam, o programa de instalação de máquinas de recarga do cartão do passe livre estudantil nas escolas de Cuiabá. A medida visa acabar com as filas de estudantes nas unidades da MTU até o final deste ano.
Os primeiros sete equipamentos começam a funcionar no colégio salesiano São Gonçalo. Nos próximos dias as máquinas chegarão nas escolas municipais Dejani Ribeiro, no Jardim Vitória; Nossa Senhora Aparecida, no Jardim Colorado, e na Rita Caldas Castrillon, no bairro São Benedito.
De acordo com o secretário Edivá Alves, essa medida tem três objetivos: por fim à espera nas longas filas, acabar com o uso indevido do passe gratuito oferecido aos estudantes e estimular a freqüência na escola. Com as máquinas instaladas nas escolas, a recarga passa a ser diária, com fornecimento de passe de acordo com a grade escolar expedida pela instituição de ensino.
A partir de 2010, com o funcionamento do serviço de recarga em todas as escolas, cadastramento, atualização cadastral e outros serviços serão disponibilizados na unidade escolar onde o aluno está matriculado. Via internet, a escola fará a atualização ou cadastramento e o aluno só irá até a MTU para retirar o cartão, explicou o secretário.