O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) reuniu no auditório da sede da autarquia, representantes de 24 municípios mato-grossenses que fazem parte do Sistema Nacional de Trânsito (SNT), de acordo com o artigo 24 do Código Nacional de Trânsito (CTB) e também secretarias do Governo do Estado e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ETC), para apresentar o novo sistema de emissão, impressão, envelopamento e postagem das notificações de autuação e de penalidades.
“Além disso, é o momento de apresentar o projeto de fiscalização por parte do cidadão por meio de celulares, que funciona assim: o cidadão registra a infração com uma foto e envia por e-mail, com a placa do carro sendo bem identificada, para o setor especializado. É um olho a mais na fiscalização”, disse Nilva Ramalho, coordenadora de Registro Nacional de Infrações (Renainf) do Detran-MT.
O projeto está em fase de implantação e deve ter uma cidade “piloto” para realização dos testes ainda neste semestre. “O Detran funciona no tripé: Engenharia, Educação e Fiscalização no trânsito. Precisamos desses três componentes para a engrenagem funcionar bem”, disse o presidente da autarquia, Eugênio Destri. A reunião é também para fortalecer o SNT nos municípios. “Nós trabalhamos com projetos voltados para a Educação das crianças, principalmente. No ano passado recebemos um prêmio do Denatran. Neste ano já estou preparando uma mini cidade com mini carros para as crianças”, disse a diretora de Trânsito de Campo Novo do Parecis, Aline Steinke.