O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), vinculado à Força Área Brasileira, implementou nesta quinta (12) a Navegação Baseada em Performance (PBN – Performance Based Navigation) no Sul do Brasil.
A redistribuição e otimização de aerovias e procedimentos de navegação aérea garantirá rotas mais curtas, resultando em viagens mais rápidas e até economia na emissão de gás carbônico na atmosfera.
Uma aeronave da Força Aérea Brasileira que realizava um transporte de órgãos para transplante e que decolou de Dourados (MS) para Guarulhos (SP) foi o primeiro voo a ser beneficiado pelas mudanças. O tempo de viagem diminuiu em 15 minutos com as novas rotas.
As alterações, que encurtarão os caminhos, terão impacto sobre cerca de 300 mil voos por ano. Com a redução dos tempos de viagem, as aeronaves ainda diminuem o consumo de combustível e, consequentemente, os custos de voo. O Decea estima que cerca de 6,5 mil toneladas de CO2/ano deixará de ser emitido com as mudanças.
O PBN já vem sendo implementado nos terminais aéreos desde 2009 em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte.
Fonte: Governo do Brasil, com informações da Força Aérea Brasileira