domingo, 22/12/2024
InícioSaúdeNovo medicamento para puberdade precoce já está disponível no SUS

Novo medicamento para puberdade precoce já está disponível no SUS

 O remédio, com o nome de Eligard, é injetável e aplicado semestralmente.

Uma nova medicação para o tratamento da puberdade precoce central já está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS). O remédio, com o nome de Eligard, é injetável e aplicado semestralmente. “Isso significa mais conforto às crianças que precisam fazer o tratamento para puberdade precoce, já que, até o momento, as injeções precisavam ser administradas mensal ou trimestralmente”, explica a endocrinologista Dra. Lorena Lima Amato.

Sinais puberais em meninas abaixo dos oito anos e meninos antes dos nove anos de idade podem ser evidência de puberdade precoce e a ajuda de um especialista em endocrinologia é imprescindível para que essa criança não tenha problemas no futuro.

Dra. Lorena explica que os exames de sangue, que mostram os hormônios sexuais (estradiol e testosterona) assim como as gonadotrofinas que os estimulam (LH e FSH), podem sinalizar indicação do bloqueio da puberdade precoce. “Além disso, idade óssea e ultrassonografia de útero e ovários para meninas e de testículos para os meninos são parâmetros importantes para o diagnóstico”, complementa a médica. O tratamento depende da causa. A mais comum é a puberdade precoce central idiopática que acomete, na grande maioria das vezes, meninas.

Atenção aos sinais da puberdade precoce:  

  • Surgimento do broto mamário em meninas ou aumento do volume testicular em meninos;
  • Aparecimento de pelos pubianos, axilares e em face;
  • Alterações comportamentais;
  • Estirão do crescimento;
  • Acne antes dois oito anos em meninas e nove anos em meninos.

Sobre a Dra. Lorena Lima Amato – A especialista é endocrinologista pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), com título da Sociedade Brasileira de Endocrinologia (SBEM), endocrinopediatra pela Sociedade Brasileira de Pediatria e doutora pela USP.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

Mais Visitadas

Comentários Recentes