Mais de 20.000 mil bovinos e bubalinos, entre zero e 12 meses, começam a ser imunizados a partir desta sexta-feira, 1º de fevereiro em Nova Mutum e Santa Rita do Trivelato, quando tem início a primeira etapa da Campanha Estadual de Vacinação contra a Febre Aftosa. De acordo com o responsável pela Indea (Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso) de Nova Mutum, Vérton Marques, a campanha segue até o dia 29 de fevereiro e tem a meta de atingir um rebanho estimado em 26.000 mil cabeças.
Nova Mutum quer continuar a ampliação das metas obtidas em etapas anteriores, a exemplo da última, realizada em novembro do ano passado, quando foi imunizado 99,98% de todo o rebanho mutuense. Para isso, o Indea conta com o importante apoio dos pecuaristas. Segundo Vérton, esta é a etapa mais problemática do ano, porque os produtores deixam de vacinar o rebanho e justificam a não vacinação em função das chuvas e da colheita. “A maioria dos pecuaristas também são produtores rurais, e acabam se envolvendo com a colheita na mesma época da campanha. Mas, é preciso atenção, porque a não vacinação acarreta uma multa de R$ 63,00 por cabeça”, disse o veterinário.
Mato Grosso realiza três etapas anuais da campanha contra aftosa. Em maio ocorre a segunda, em que são imunizados os bovinos e bubalinos com até 24 meses. A última etapa, em novembro, todo o rebanho é vacinado. A etapa de fevereiro é realizada em virtude da concentração do nascimento de bezerros entre setembro e outubro.