O deputado José Riva (PP) foi eleito presidente da Assembléia Legislativa para o biênio 2009-2010. Por unanimidade dos 17 deputados que não concorreram a cargos na Mesa Diretora, Riva foi eleito para comandar o legislativo estadual pela quarta vez – desde que se elegeu deputado estadual em 1994, pelo PMN. Os sete membros da chapa Unidade do Parlamento, somados aos 17 votantes, formataram a nova composição da Mesa Diretora da AL com 24 votos pela aprovação da chapa. Todas as bancadas da Casa indicaram um membro à Mesa Diretora.
Em nome da sua esposa, Janete Riva, Riva saudou a sua família, os servidores e a imprensa. Também destacou o apoio que recebeu dos deputados e conselheiros presentes na sessão. “Vamos continuar o processo de abertura da Assembléia Legislativa. Fazer com que a sociedade de Mato Grosso sinta mais a participação dos deputados”, declarou Riva. “Sabemos que é um desafio implantar ações para melhorar cada vez mais a qualidade de vida da população. Mas todos nós estamos empenhados em viabilizar essas melhorias. Tenho paixão por este parlamento”, disse.
O atual presidente da Casa, Sérgio Ricardo (PR), assume no próximo biênio a primeira-secretaria. O atual líder do Governo, Mauro Savi, assume a vice-presidência, e o atual vice-presidente, deputado Dilceu Dal Bosco a segunda secretaria.
“Esse parlamento está unido em torno das questões de Mato Grosso. Me sinto realizado porque buscamos a união e a unidade, e conseguimos. Há um tempo para tudo na vida, e se hoje nós colhemos esse resultado é porque todos nós plantamos isso”, disse Sérgio Ricardo, em nome da atual Mesa Diretora, saudando os demais pares.
Para a segunda vice-presidência foi eleita a deputada Chica Nunes. Já as terceira e quarta secretarias assumem Ademir Brunetto e Daltinho, respectivamente.
“A eleição da chapa demonstra a maturidade desse parlamento, resguardada as diferenças políticas, entenderam os parlamentares a necessidade de união”, declarou o deputado Roberto França (sem partido), quem anunciou a composição da chapa Unidade do Parlamento.
A votação foi nominal e secreta. A solenidade de posse acontece no dia primeiro de fevereiro de 2009. Riva garante continuidade dos trabalhos da Assembléia Legislativa com transparência e prioridade à participação popular nas discussões de projetos que fomentam o desenvolvimento de Mato Grosso. Para isso, ele e os demais parlamentares presidirão o parlamento de maneira democrática focado nas ações que resultem em melhorias da qualidade de vida da população. Muitas das reivindicações são checadas durante as visitas que os parlamentares, rotineiramente, fazem nos municípios.