Uma nova frente fria está em formação no Rio Grande do Sul e já provocou, na madrugada desta sexta-feira, chuva e muitas descargas elétricas no centro-oeste do Estado. Segundo a Climatempo, áreas de instabilidade que se formam sobre o nordeste da Argentina e também no sul do Paraguai devem reforçar as nuvens carregadas. Há risco de chuva e vento fortes ao longo do dia principalmente no RS e em Santa Catarina. Por enquanto o Sudeste e o Centro-Oeste ainda estão sob domínio de ar seco. Muita instabilidade ainda predomina sobre o leste do Nordeste.
Sul
O sol aparece pouco, mas não chove no sul e no oeste do gaúcho. No norte e nas serras do Rio Grande do Sul e na maior parte de Santa Catarina, uma frente fria deixa o céu com muitas nuvens e provoca várias pancadas de chuva. Há risco de chuva forte. Não chove no norte do Paraná. O sol aparece, as nuvens aumentam e chove a partir da tarde nas demais áreas paranaenses e no Vale do Itajaí. Chove principalmente pela manhã nas demais áreas gaúchas.
Nordeste
As áreas de instabilidade que vêm do mar reforçam as pancadas de chuva entre o sul e o litoral da Bahia ao litoral e a Zona da Mata do Rio Grande do Norte. Nestas áreas, o sol aparece fraco e pode chover forte. No norte do Maranhão e do Piauí, o dia é de sol e chuva isolada. No norte e no litoral do Ceará as pancadas de chuva intercalam com aberturas de sol fraco. Nas demais áreas Nordestinas, o sol aparece com força, faz calor e não chove.
Centro-Oeste
O sol aparece na maior parte do dia no Centro-Oeste do Brasil. Ao longo do dia algumas nuvens se formam, mas não há condições de chuva.
Sudeste
A umidade que chega do mar provoca chuva com moderada intensidade que se intercala com breves aberturas de sol no Espírito Santo, no norte do Rio de Janeiro e nas áreas mineiras que fazem divisa com o sul da Bahia e com o Espírito Santo. Não chove e o sol aparece nas demais áreas da Região.
Norte
O ar seco e quente predomina e garante mais um dia de muito sol e tempo firme no Tocantins, em Rondônia, no centro-sul do Pará, no sudeste do Amazonas e no leste do Acre, inclusive na capital. Nas demais áreas do Norte, ocorrem algumas aberturas de sol, mas o ar quente e úmido ajuda a formar nuvens carregadas que provocam chuva com moderada intensidade.
Redação Terra