O Departamento Estadual de Transito de Mato Grosso (DETRAN-MT) esclarece que têm 15 veículos locados, dos quais, quatro não estão adesivados. Foi feito um levantamento nesta terça-feira, dia 21, e se houver necessidade de caracterizar algum veículo, será feito. Mas existem casos que os carros não podem ter a logomarca da Autarquia.
É importante ressaltar que alguns veículos são usados em atividades de inteligência, bem como de investigação, relacionados com a prevenção de infrações e também de fiscalização dos credenciados, a exemplo dos Centros de Formação de Condutores, Despachantes e dos próprios servidores, feito pela Corregedoria do DETRAN-MT. A logomarca da instituição, estampada nos veículos, prejudicaria o trabalho que deve ser feito de forma sigilosa nesses casos específicos.
Quanto aos ofícios recebidos do Sindicato dos Servidores do Departamento Estadual de Trânsito do Estado de Mato Grosso (Sinetran-MT), todos foram respondidos. O mais recente, no dia 09 janeiro de 2014, autorizando o sindicato a ter acesso aos contratos de locação e por si verificar o número de veículos, valores e prazos.
Os veículos ficam no departamento específico a disposição de todos os setores da Autarquia, com exceção dos veículos de representação e os de fiscalização. Sistematicamente a Autarquia informa aos órgãos de controle, como Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Auditoria Geral do Estado (AGE), todos valores gastos com os veículos: abastecimento e manutenção.