quinta-feira, 21/11/2024
InícioEsporteNos pênaltis, Brasil "repete 2004" e decide a Copa América-2007

Nos pênaltis, Brasil “repete 2004” e decide a Copa América-2007

Depois de enfrentar dificuldades na primeira fase e não convencer, a seleção brasileira assegurou nesta terça-feira, na cidade de Maracaibo (Venezuela), vaga na final da Copa América. A vitória sobre o Uruguai, um adversário tradicional e que costuma complicar, foi nos pênaltis, sofrida, por 5 a 4, depois de empate por 2 a 2 no tempo regulamentar.

Nos pênaltis, Robinho, Juan, Gilberto Silva, Diego e Gilberto marcaram para o Brasil –Fernando e Afonso erraram. Scotti, González, Cristian Rodriguez e Abreu anotaram os gols uruguaios, enquanto Pablo Garcia, Forlán e Lugano erraram.

A vitória de hoje foi uma repetição da edição da Copa América de 2004. Há três anos, na edição disputada no Peru, o time brasileiro estava em situação semelhante quando teve de enfrentar os bicampeões mundiais. A partida terminou empatada em 1 a 1 e a seleção então comandada por Carlos Alberto Parreira –que, como Dunga, buscava uma renovação– levou a melhor nos pênaltis: 5 a 3.

Depois de passar pelos uruguaios, a seleção brasileira empatou novamente com a Argentina, na final, e mais uma vez levou a melhor na decisão por pênaltis.

O adversário do Brasil na decisão marcada para domingo sai do confronto entre México e Argentina, nesta quarta-feira. A seleção vai entrar em campo por seu oitavo título de Copa América –venceu em 1919, 1922, 1949, 1989, 1997, 1999 e 2004.

Satisfeito com a goleada por 6 a 1 sobre o Chile na fase anterior, Dunga manteve os onze titulares. A defesa teve Doni, Maicon, Alex, Juan e Gilberto; Gilberto Silva, Mineiro, Josué e Júlio Baptista formaram o meio, enquanto Vágner Love e Robinho iniciaram no ataque.

No Uruguai, além do zagueiro Lugano, ex-São Paulo, o técnico Oscar Tabarez apostava no atacante Diego Forlán.

Logo aos 13min, o Brasil chegou ao gol. Mineiro recebeu a bola perto da entrada e bateu forte. O goleiro Carini defendeu parcialmente e, no rebote, o lateral Maicon aproveitou para chutar rasteiro e marcar.

Pouco depois do gol brasileiro, o jogo precisou ser interrompido por falta de energia. Após 13min, o confronto foi retomado com o Brasil levando sufoco e precisando das defesas de Doni para se segurar.

Aos 41min, por exemplo, Forlán recebeu na entrada da área e bateu forte, cruzado, no alto, mas Doni se esticou e fez uma defesa espetacular. Dois minutos depois, o goleiro brasileiro voltou a trabalhar num chute de Recoba.

Aos 49min, no entanto, o goleiro brasileiro falhou ao tentar cortar um cruzamento. A bola sobrou para Forlán, que bateu forte para empatar a partida.

Apesar da pressão, o Brasil conseguiu terminar o primeiro tempo em vantagem. Maicon levantou a bola da direita e Júlio Baptista apareceu livre para completar para o gol.

“Demos uma bobeira e tomamos um gol. Temos uma vantagem neste primeiro tempo e precisamos trabalhar para chegar na final”, disse Maicon, que fez um gol e deu passe para outro da etapa inicial, na saída para o intervalo.

No começo da etapa final, o Brasil quase ampliou numa cobrança de falta de Robinho, mas o goleiro Carini defendeu e evitou o gol.

Os uruguaios foram mais eficientes. Aos 25min, após cruzamento da esquerda, Forlán cabeceou e Abreu se esticou para empurrar para o gol –a bola ainda tocou em Doni antes de entrar.

Dunga, vendo a possibilidade dos pênaltis, mudou a equipe. Entraram Diego, Fernando e Afonso nas vagas de Josué, Júlio Baptista e Vágner Love. Pouco depois de entrar, Afonso reclamou de um pênalti de Lugano, mas o árbitro Oscar Ruiz (Colômbia) nada marcou. O jogo foi para os pênaltis, e o Brasil levou a melhor.

FO

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes