domingo, 22/12/2024
InícioBrasilNo Brasil, gravidez na adolescência supera média da América Latina

No Brasil, gravidez na adolescência supera média da América Latina

De acordo com um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), divulgado nesta quarta-feira, o Brasil tem a segunda maior taxa de gravidez entre jovens de 15 a 19 anos da América do Sul. Para 2008, o índice aponta 89 nascimentos para cada 1000 mulheres nesta faixa etária no País.

Na América Latina e Caribe, a média de adolescentes gravidas é de 76 para mil. O Brasil também está acima da média da América Sul, que registra 78 nascimentos para cada mil adolescentes. Entre os países vizinhos, apenas a Venezuela supera o índice brasileiro, com 90 gravidezes para cada mil mulheres entre 15 e 19 anos.

Os dados são do Relatório sobre a Situação da População Mundial em 2008, elaborado pelo Fundo da População das Nações Unidas (UNFPA). O estudo ainda indica que o Brasil tem a terceira maior taxa de mortalidade infantil da América do Sul, com 23 mortes em cada 1000 nascidos vivos.

Considerando todo o continente americano, a mortalidade infantil brasileira supera a de países como El Salvador, Nicarágua e Panamá. Na América do Sul, somente Bolívia e Paraguai tem taxas maiores do que a brasileira, com, respectivamente, 45 e 32 mortes em cada mil nascimentos.

Nos indicadores sobre educação, o Brasil também perde para os vizinhos regionais. Segundo dados da Unesco de abril de 2008, 11% da população feminina e 12% da masculina acime de 15 anos é analfabeta. Argentina, Chile e Uruguai apresentam taxas entre 3% e 4%.

No quisito de universalização do ensino, no entanto, o Brasil registra, entre os países da América do Sul, as maiores taxas de matrículas de meninas e meninos em idade adequada no ensino fundamental.

UltSeg

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

Mais Visitadas

Comentários Recentes