Pouca gente sabe, mas rinite não é apenas um tipo de alergia. Ela designa toda e qualquer inflamação na mucosa nasal que provoque espirros , coriza, obstrução e coceira. Até mesmo a constipação causada pela gripe é um tipo de rinite , que também pode ser causada por produtos químicos irritantes, medicamentos e ¿ claro ¿ outros tipos de alergia.
por ANDERSON MOÇO
Rinite alérgica
Essa é a mais conhecida de todas e atinge cerca de 30 milhões de brasileiros – uma em cada 7 pessoas — adultos e crianças. Ela é causada pelo contato com substâncias que despertam as células de defesa do organismo – os famosos alérgenos – , como poeira, ácaro, pêlos de animais, fungos ou substâncias irritativas. A o tentar eliminar o invasor, o organismo reage com uma produção exagerada do anticorpo conhecido como IgE. O resultado desse descontrole se manifesta com mais freqüência nos olhos , na pele e no nariz.
Rinite medicamentosa
Muito comum em quem faz uso prolongado de alguns descongestionantes nasais. Essas substâncias podem provocar o chamado efeito rebote , ou seja, o alívio do desconforto dura só alguns minutos e depois a obstrução volta com mais força. Isso leva a uma rinite crônica e aí a vítima vai precisar do remédio cada vez mais. O problema pode evoluir para uma lesão no nariz e até mesmo elevar a pressão arterial.
Rinite irritativa ou ocupacional
Esse tipo de rinite costuma se manifestar em quem vive nas grandes cidades em razão da poluição ou atingir quem trabalha com produtos irritativos, como tintas e solventes. Essas substâncias entram pelo nariz e se acumulam entre os p ê los e o muco , o que detona a inflamação.
Rinite vasomotora
Ela é comum em ambientes poluídos, mas pode ser deflagrada também quando a pessoa está nervosa ou cansada. Não há um produto ou agente que cause o problema . É o próprio sistema imunológico que reage a situações mentalmente estressantes.