Evento foi uma oportunidade para mostrar a cadeia de produção sustentável das empresas Saciatta e Ambios, potenciais players de MT para o mercado internacional
Com relevância no cenário nacional de produção de grãos e de proteínas de origem animal, a Natter marcou presença de destaque na Conferência da Agroindústria Sustentável promovida pelo Sistema da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) e pelo Sistema da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), em Cuiabá. O evento, que buscou fortalecer o desenvolvimento econômico, tecnológico e ambiental da agroindustrialização, também promoveu debates com especialistas e palestrantes sobre desafios e perspectivas, em diferentes áreas.
A Saciatta, empresa que atua na produção e industrialização de peixes, e a Ambios, indústria de fertilizantes orgânicos – ambas empresas ligadas à Natter – puderam apresentar soluções inovadoras que movimentam a economia circular e demonstram compromisso com a sustentabilidade e eficiência produtiva.
Em um stand interativo, os participantes do evento puderam ter a experiência de visitar as instalações do frigorífico da empresa, num tour virtual. Essa imersão permitiu que o público acompanhasse todo o processo produtivo, desde a criação da tilápia até a destinação dos coprodutos do pescado. Um dos destaques foi a apresentação de como a empresa aproveita o coproduto de tilápia para a produção de fertilizantes orgânicos de alta qualidade, que podem ser utilizados na agricultura em lavouras de soja, milho, algodão, cana-de-açúcar, entre outras culturas. No caso dos grãos, eles passam a ser usados também na ração utilizada para alimentar a tilápia em tanques. Atividades que, somadas, complementam o ciclo de produção e demonstram a eficiência da economia circular na prática.
Durante o painel de economia circular, Rafael Bortoli, CEO da Natter, compartilhou a história da família e a importância da sustentabilidade para a empresa. Bortoli destacou como a economia circular se tornou um pilar fundamental para o seu crescimento e para as ampliações de negócios das empresas. Rafael também expressou sua satisfação em participar de um evento de grande porte e internacional, que proporcionou novas conexões e o fortalecimento de parcerias para expandir negócios.
“É muito importante para nós participarmos desse evento, estamos fazendo uma parceria há um bom tempo com projetos de inovação para melhoria da produtividade e trazendo resultado econômico. Além disso, é interessante para nós compartilharmos os nossos produtos: nosso peixe 100% mato-grossense e o fertilizante, que é rico em aminoácidos e carbono orgânico, que volta para a produção de grãos, tudo isso sendo construído com a economia circular. Esses eventos também abrem portas para agregar valor aos nossos produtos e promover a visibilidade para entrar no mercado internacional”, enfatiza Rafael.
Em outro painel, relacionado às atividades de inovação, Lucas Ribeiro, gerente de marketing da Natter, compartilhou a experiência de participar do 1º Programa de Inovação Aberta promovido pelo Instituto Senai de Tecnologia, em parceria com o Senai Hub. O programa, chamado Agro.Ind, tem objetivo de conectar agroindústrias de Mato Grosso com startups que podem oferecer soluções tecnológicas. Essa parceria resultou no desenvolvimento de métodos de inteligência artificial para melhorar a comunicação com os clientes e demonstra o compromisso da empresa com a inovação, em busca da otimização de processos e atendimento às demandas do mercado.
“Essa parceria proporcionou para a Ambios a criação de software de CRM de atendimento ao cliente e canal de conversa, ferramentas que nos dão a oportunidade de atendermos melhor aos clientes. Para a Natter, geramos uma plataforma que é apoiada pela inteligência artificial. Assim, auxilia na pesquisa de produtos para nosso setor de suprimentos”, comenta Lucas.
SABOR PROVADO E APROVADO
Além de reforçar o seu posicionamento como uma empresa inovadora e comprometida com a sustentabilidade, com grande potencial para se tornar um dos principais players do mercado global de piscicultura, a Saciatta demonstrou aos participantes que tem produtos saborosos e versáteis.
Durante a Conferência Internacional da Agroindústria Sustentável, o público teve a oportunidade de degustar um prato feito a partir da tilápia produzida pela empresa Saciatta, um ceviche fresco e saboroso, que agradou ao paladar dos apreciadores de pescado.
Da redação