domingo, 22/12/2024
InícioPolíticaNataniel aposta em segundo turno para governo

Nataniel aposta em segundo turno para governo

Candidato à reeleição, o deputado Nataniel de Jesus (PMDB) acredita que as eleições para governador do Estado vão se definir apenas no segundo turno. Da base de apoio ao governador Blairo Maggi (PPS), Nataniel aposta em uma disputa entre o atual governador do Estado e o senador Antero Paes de Barros (PSDB), mas com vitória de Blairo, que tem como candidato a vice-governador o atual presidente da Assembléia Legislativa, deputado Silval Barbosa (PMDB).

Para a Assembléia, Nataniel acredita que o PMDB fará pelo menos quatro deputados, podendo trabalhar ainda por uma quinta cadeira.

Nesta entrevista concedida à Secretaria de Comunicação da Assembléia, o parlamentar faz um balanço sobre os trabalhos do primeiro semestre deste ano, fala sobre o ritmo que será adotado pela Casa neste período que antecede as eleições e sobre a política mato-grossense e nacional.

Nataniel de Jesus é carioca, casado com Ana Lúcia e pai de três filhos. Foi bancário e técnico de pára-raios (no Aeroporto Santos Dumont-RJ). O parlamentar veio para Mato Grosso em 1999, com sua família, onde se estabeleceu. Ele foi eleito para seu primeiro mandato como deputado estadual em 2002, pelo PMDB, com 12.848 votos. Leia a seguir a íntegra da entrevista:

Secom/AL: Qual a análise que o senhor faz deste primeiro semestre de trabalho na Assembléia Legislativa?

Deputado Nataniel de Jesus: Primeiro estamos de Casa nova. É um ano político, difícil de estar legislando, mas a Assembléia e os deputados deram conta do recado, porque não ficamos com nenhuma matéria pendente. A Casa colocou tudo em pauta para ser votado. A pauta está limpa e a Casa não está devendo nada. Apesar de ser um ano de eleições, um ano muito corrido. Na volta do recesso teremos três sessões semanais. A maioria dos deputados é do interior, de municípios distantes e para estarem aqui e fazer campanha ao mesmo tempo é muito complicado. Aqui de Cuiabá não, o deputado dá para fazer campanha por aqui e atender também na Assembléia. No geral a Assembléia foi muito bem. A mesa Diretora com um trabalho muito coerente, muito transparente. A Mesa está muito unida. Os parlamentares estão muito unidos. A Assembléia mudou e a sociedade já vê estas mudanças, a transparência e a coerência. Esta legislatura foi para transparecer o trabalho da Assembléia.

Secom/AL: O senhor acredita que os trabalhos parlamentares não sofreram decréscimo com o período eleitoral?

Deputado: Com certeza não. Não vamos ficar devendo, não vamos prejudicar a governabilidade do Estado, mas vai diminuir o ritmo. Muitos deputados deixarão de apresentar alguns projetos. Isso vai dar uma reduzida na marcha. Mas não quer dizer que vai prejudicar os trabalhos da Assembléia ou o governo. De forma alguma. Os deputados estarão mais voltados para a reeleição, mas com certeza a Assembléia vai contar com todos os deputados.

Secom/AL: O senador Antero Paes de Barros, em entrevista, reforçou a defesa de redução do duodécimo do Legislativo? Qual sua análise desta situação?

Deputado: Eu acho que estas reduções só vêem prejudicar o trabalho Legislativo. Como qualquer redução, de qualquer orçamento, prejudica o trabalho do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, do Judiciário, enfim, qualquer Poder. Eu acho que o caminho não é esse. Tem muitas outras coisas importantes para pensar. Temos que procurar caminhos para fazer o Estado e o País crescerem. O crescimento não vem pela redução, mas sim pela colocação de novas idéias, novos projetos, soluções para o crescimento.

Secom/AL: O PMDB, na eleição deste ano, está caminhando com o governador Blairo Maggi. Qual expectativa para a eleição de governador?

Deputado: O governador (Blairo) está disputando justamente com o senador Antero, que é uma pessoa muito inteligente. Também com a senadora Serys Marli que conhece política. Mas, com certeza, o trabalho do governador Blairo Maggi é muito transparente, muito coerente, muito sensato, um homem muito ponderado, seguro, firme. Muitos dizem que ele não era político, mas como empresário ele mostrou que também pode empresariar um Estado e fazer este funcionar de outras maneiras, sem politicagem. Eu aplaudo o governador Blairo Maggi. Eu fui uma das pessoas, do meu partido, que optei por essa coligação. Lutei para que o partido tivesse candidatura, mas a partir do momento que isso não se consolidou optei por uma coligação com o PPS, que apontava para a coerência. O governador tem todas as chances; com certeza acredito na reeleição de Blairo.

Secom/AL: Acredita que a eleição para governador vai se decidir no primeiro turno ou teremos segundo turno?

Deputado: Eu acredito que vai dar segundo turno, mas mesmo dando segundo turno acredito que Blairo sai mais fortalecido ainda. No primeiro turno dá impressão que os outros candidatos eram frágeis. Mas são competitíveis também, são aguerridos. Os partidos da oposição (PSDB e PT) possuem história também. Indo para o segundo turno o governador sai vencedor e muito mais fortalecido.

Secom/AL: E qual é sua opinião para o segundo turno. Blairo concorre com quem?

Deputado: Acho que com o Antero. Blairo disputa segundo turno com Antero.

Secom/AL: E o trabalho do PMDB em relação à presidência da República em Mato Grosso?

Deputado: O PMDB tem uma tendência em apoiar o presidente Lula, mas não é muito forte. Deve dar o apoio, votar com o Lula. Há divergências, não dá para falar que é o PMDB. Primeiro que o Lula vai ter palanque aqui que será o da senadora Serys. Então fica uma situação meio complicada estar no palanque da Serys, que é adversária de Blairo. Mas a gente torce que o governador venha ser eleito e torce para que se acontecer com o Lula (reeleição), acho que vai dar para fazer uma composição muito boa, vai dar para trabalhar ano que vem melhor o PPS com o PMDB de vice. Isso pode fazer ponte com o PT lá em Brasília. Isso vai ser um ganho muito grande para o governo e para o Estado de um modo geral.

Secom/AL: E a bancada do PMDB na Assembléia? Quantos deputados o senhor acredita que o partido fará?

Seguramente acredito que vai fazer quatro deputados. Podemos lutar pela quinta cadeira. Mas seguramente quatro deputados.

Secom/AL: Como está seu trabalho para a reeleição?

Deputado: Trabalho muito minha base evangélica. Temos um arco de aliança e amizade muito grande. Temos cerca de 10 igrejas que nos apóiam e abraçam nossa candidatura. Estamos bem em Cuiabá, Várzea Grande. A baixada cuiabana de forma geral. Também em Cáceres, Pontes e Lacerda, Rondonópolis e Barra do Garças.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

Mais Visitadas

Comentários Recentes