“Atenção: pé na faixa, pé no freio”. Este é o slogan da campanha educativa proposta pelo deputado Mauro Savi (PR) ao Governo do Estado. Com base no artigo 214 do Código de Trânsito, que estabelece como infração gravíssima deixar de dar preferência a pedestre que se encontre na faixa, a campanha tem o objetivo de conscientizar os motoristas a fim de evitar atropelamentos e colisões traseiras.
De acordo com a indicação apresentada pelo parlamentar, a campanha deve ser realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran). “Tal indicação tem como objetivo esclarecer a população e evitar inúmeros acidentes envolvendo pedestres e motoristas, acidentes estes que quando não afetam a integridade física dos envolvidos, ocasionam os mais variados danos materiais”, argumenta o deputado.
Mauro Savi ressalta que na maioria das cidades do Estado, são poucos os motoristas que respeitam a legislação e dão preferência aos pedestres na faixa. E quando isso acontece aumenta o risco de colisões traseiras, ou seja, “o veículo que para, a fim de que o pedestre possa atravessar, está sujeito a uma colisão traseira por ser educado e cumprir o que manda a Legislação de Trânsito”, frisou.
São comuns também os casos de motoristas que ultrapassam os carros parados na faixa aumentando assim o risco de atropelamentos. “Fatores preocupantes e que acontecem com freqüência em nossa capital, causados, muitas vezes pela falta de atenção, mas, principalmente pela falta de educação”, finalizou.
Na justificativa da indicação, o parlamentar ressalta ainda que em vários estados brasileiros campanhas como estas, que enfocam peculiaridades regionais, estão sendo desenvolvidas e os resultados são positivos.