quinta-feira, 04/07/2024
InícioSaúdeMunicípios aderem ao Agosto Dourado e promovem campanha em prol do aleitamento...

Municípios aderem ao Agosto Dourado e promovem campanha em prol do aleitamento materno

Em prol do aleitamento materno, os municípios de Mato Grosso aderiram ao Agosto Dourado. Neste ano, a campanha do Ministério da Saúde e Sociedade Brasileira de Pediatria tem como slogan “Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação: hoje e para o futuro!”. Durante todo o mês, as prefeituras que aderiram ao movimento realizaram diversas atividades visando sensibilizar a sociedade sobre a importância da participação de todos na garantia desse direito materno.

A Prefeitura de Jaciara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reuniu mães e gestantes para um café da manhã com palestra e sorteio de brindes no dia 15 de agosto, na Academia de Saúde.

O prefeito Abdo Mohammad, que é dentista, falou sobre os benefícios da amamentação para o desenvolvimento correto da arcada dentária. “A posição dos dentes e do maxilar podem alterar neste período da vida, e a amamentação auxilia para que os dentes nasçam na posição correta, agindo como exercício para os pequenos”, explicou.

Nesta terça-feira (20) teve início um ciclo de palestras nas unidades de saúde de Comodoro. O objetivo da ação é incentivar a amamentação e conscientizar sobre os seus benefícios.

Em Gaúcha do Norte, um encontro realizado no dia 05 abordou a amamentação e o vínculo afetivo com gestantes e mães de recém-nascidos. A iniciativa contou com a participação da psicóloga Michele Pancotte e da nutricionista Simone K. Justen.

No dia 13, a Prefeitura de Juara realizou um grande evento na sede do Lions Clube. O evento reuniu gestantes, lactantes e seus companheiros para uma manhã de atividades.

Em Porto Alegre do Norte a campanha iniciou pelo ESF II, com um dia inteiro de ações voltadas para mães e crianças menores de 5 anos. Além de orientações, foram realizados exames de IMC e atualização vacinal.

A Secretaria Municipal de Saúde de Sinop, por meio do Núcleo Ampliado da Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf/AB), juntamente com o Instituto Social Saúde Resgate à Vida (ISSRV), realizou palestras sobre “A Importância da Amamentação”, em alusão ao Agosto Dourado. No dia 15, o Nasf também participou do evento “Amamentação Vale Ouro” para a promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, juntamente, com gestantes e lactantes da área territorial da UBS do bairro Boa Esperança.

O Nasf de Campo Verde preparou uma série de ações dentro da campanha. As atividades começaram no dia 1º e vão até o dia 29. Entre as ações estão as “rodas de conversas”, que serão realizadas nas salas de espera das unidades de saúde com a participação de uma equipe multidisciplinar formada por fonoaudióloga, nutricionista, assistente social e educador físico.

O núcleo também promoveu a arrecadação de potes de vidros para armazenamento de leite materno. Os frascos, que devem ser levados até às Unidades de Saúde do Município pelos doadores, serão repassados ao Banco de Leite Humano de Rondonópolis.

Campanha Agosto Dourado – O nome foi escolhido porque a Organização Mundial de Saúde, que considera o leite materno como o “alimento de ouro” para a saúde dos bebês. A OMS recomenda que os bebês sejam alimentados exclusivamente com leite materno até os 6 meses. A organização traçou como meta, para 2025, aumentar em pelo menos 50% a taxa de aleitamento materno exclusivo até os 6 meses.

Além dos benefícios imediatos para a saúde da criança, como a prevenção de infecções e alergias, a amamentação traz vantagens a longo prazo. A alimentação com leite da mãe reduz em 13% o risco de obesidade na criança, conforme estudo publicado pela Fundação Acta Pediátrica, da Suíça, e divulgado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) em 2018. Presente no alimento materno, o hormônio leptina inibe o apetite, fazendo com que a criança desenvolva o sistema de saciedade.

Para a mulher também há benefícios, como a redução das chances de câncer de mama e ovário, prevenção de anemia, aumento da segurança acerca da maternidade e o favorecimento do emagrecimento.

Agência de Notícias da AMM, com informações das Assessorias das Prefeituras e Agência Brasil

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

treze − dez =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes