quinta-feira, 21/11/2024
InícioSaúdeMT terá vacina gratuita contra meningite bacteriana

MT terá vacina gratuita contra meningite bacteriana

A Assembléia Legislativa deu recentemente um passo importante para garantir a saúde das crianças em todo Estado. Já foi aprovado, em primeira votação, o projeto de lei que institui no Estado de Mato Grosso a campanha de vacinação anual e gratuita contra a meningite bacteriana. O projeto é de autoria do deputado Aírton Português (PP) e irá beneficiar pessoas cuja renda mensal seja igual ou inferior a um salário mínimo.

Na justificativa do projeto, Português lembrou que atualmente, apenas a imunização contra a Meningite Haemophilus é feita em postos de saúde. “As vacinas contra as formas meningocócica e pneumocócica são facilmente encontradas em clínicas particulares, mas os altos preços cobrados impedem o acesso da população mais carente. Estima-se que apenas 10% das crianças brasileiras sejam imunizadas”, observou, ao complementar que ela é somente distribuída em casos de surto e não garantem proteção total, havendo necessidade de ser aplicada anualmente para garantir sua eficácia.

De acordo com a proposta do parlamentar, fica determinado que as secretarias municipais de saúde informem à Secretaria de Estado de Saúde os dados de que dispõe sobre a incidência de meningite bacteriana. Além disso, as secretarias deverão apresentar estudos que identifiquem o impacto da moléstia nos gastos com atendimento médico, medicamentos e internação hospitalar.

Consta ainda no projeto que a Secretaria de Estado de Saúde, em conjunto com as secretarias municipais, realizará ampla campanha de esclarecimento sobre a vacinação. Essa campanha de vacinação deverá ser implementada, impreterivelmente, a partir do ano seguinte à entrada.

Meningite – A doença meningocócica é uma infecção bacteriana aguda, rapidamente fatal, causada pela Neisseria Meningitidis. Esta bactéria pode causar inflamação nas membranas que revestem o sistema nervoso central (meningite) e infecção generalizada (meningococcemia). Existem 13 sorogrupos identificados de N. meningitidis, porém os que mais freqüentemente causam doença são o A, oB, oC, ou, e o W135.

Estima-se a ocorrência de pelo menos 500 mil casos de doença meningocócica por ano no mundo, com cerca de 50 mil óbitos. É uma doença de evolução rápida e com alta letalidade, que varia de 7 até 70%. Mesmo em países com assistência médica adequada, a meningococcemia pode ter uma letalidade de até 40%. Geralmente acomete crianças e adultos jovens, mas em situações epidêmicas, a doença pode atingir pessoas de todas as faixas etárias.

Transmissão
O ser humano é o único hospedeiro natural da N. meningitidis. Cerca de 10% dos adolescentes e adultos são portadores assintomáticos da bactéria na orofaringe (“garganta”) e podem transmitir a bactéria, mesmo sem adoecer. A bactéria é transmitida de uma pessoa para outra pela secreção respiratória (gotículas de saliva, espirro, tosse). Geralmente, após a transmissão, a bactéria permanece na orofaringe do indivíduo receptor por curto período e acaba sendo eliminada pelos próprios mecanismos de defesa do organismo. Desta forma, a condição de portador assintomático tende a ser transitória, embora possa se estender por períodos prolongados de meses a até mais de um ano prolongados de meses a até mais de um ano.

Em menos de 1% dos indivíduos infectados, contudo, a bactéria consegue penetrar na mucosa respiratória e atinge a corrente sanguínea levando ao aparecimento da doença meningocócica. A invasão geralmente ocorre nos primeiros cinco dias após o contágio. Os fatores que determinam o aparecimento de doença evasiva ainda não são totalmente esclarecidos.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes