Numa ação articulada pelo presidente do PPS, deputado Percival Muniz, o Movimento Mato Grosso Muito Mais lançado no período pré-eleitoral deste ano se prepara para deflagrar composição política de oposição com vistas às eleições de 2012. Após a derrota nas urnas, o grupo político formado pelo PDT, PV, PPS e PSB dará novo tom tático tendo o empresário Mauro Mendes (PSB) novamente no centro das atenções das nuances da política mato-grossense. Reunião marcada para a próxima semana dará o pontapé aos entendimentos que poderão consolidar projeto que buscará agregar ainda siglas como DEM e, inclusive, PSDB.
Percival prefere manter os entendimentos distantes dos holofotes da mídia. Habilidoso no trato com as táticas políticas, o dirigente partidário lança mão de nova proposta com o intuito de construir base sólida para o pleito municipal. Mauro, que tem dispensado comentar projeto político futuro, é apontado no rol das legendas como líder capaz de vencer o embate eleitoral na Capital. O grupo aguarda retorno do empresário, que viajou à China para tratar de negócios, para confirmar a data do encontro.
No meio, legendas como o PV centram o foco desde já nas articulações internas. Membro da Naacional do PV, Aluízo Leite faz parte da comissão responsável pela construção da proposta. Segundo ele, o movimento não acabou. Ao contrário, estaria ainda mais fortalecido para colocar em prática um projeto que poderá se transformar em via de oposição aos governos federal e estadual. Alguns ajustes deverão ser feitos para garantir a costura. Presidente do PSB de Mato Grosso, Valtenir Pereira tem mantido uma posição amena em relação ao Executivo estadual.
Ele tenta assegurar uma parceria entre o governador Silval Barbosa (PMDB) e as ações parlamentares para, segundo ele, dar continuidade aos trabalhos direcionados para o Estado via Congresso Nacional. Nesse sentido, o endurecimento do discurso contra a administração estadual não seria compartilhado por ele. O PDT aguarda o encontro para avaliar o quadro. Presidente regional do partido, o deputado Otaviano Pivetta defende a instituição de novas políticas públicas, através da inserção na máquina pública de representantes com o perfil de Mauro Mendes.
O Movimento Mato Grosso Muito Mais, idealizado por Percival com apoio de Pivetta e ainda do membro do PDT, Rodrigo Rodrigues, mudou de performance na campanha através da denominação da coligação de “Mato Grosso Melhor Pra Você”. A aliança construiu chapa majoritária com liderança de Mauro Mendes. No período eleitoral, ele adotou discurso incisivo de críticas às gestões do ex-governador e senador eleito Blairo Maggi (PR) e ainda em relação aos trabalhos a cargo do governador Silval Barbosa (PMDB). Após a reunião, legendas como o Democratas e os tucanos deverão ser chamadas para entendimentos.