Mato Grosso avança mais uma vez na área de Segurança Pública. No primeiro trimestre de 2008, o Estado estará interligado ao Sistema Automatizado de Identificação de Impressão Digital (AFIS). O banco de dados do AFIS reúne informações das polícias Civil e Federal de todos os estados brasileiros que integram o sistema.
O acordo foi assinado entre o estado de Mato Grosso, através da Secretaria de Justiça e Segurança Pública, o Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública, e o Departamento da Polícia Federal.
O secretário de Justiça e Segurança Pública, Carlos Brito, reforçou que o Estado está investindo cada vez mais em tecnologia para combater o crime. “É preciso acompanhar o desenvolvimento tecnológico buscando meios de atuação mais avançados. O novo sistema representa um salto para Mato Grosso na área de Segurança Pública”.
O Sistema Automatizado de Identificação dará mais agilidade às investigações. Através das impressões digitais, os policiais civis e federais terão acesso às informações de criminosos até mesmo de suspeitos, além de incluir outros dados no sistema. O AFIS permitir o trabalho integrado entre as polícias em tempo real.
O diretor da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Zuilton Brás Marcelino, destacou que Mato Grosso é o terceiro estado do país interligado ao AFIS, destacando a importância do uso da tecnologia nas investigações . “É através do cadastro informatizado que vamos saber se um suspeito é primário ou reincidente. Muitas vezes, as pessoas falsificam documentos, mas não conseguem falsificar a impressão digital”, concluiu.
O AFIS vai ser implantado no Instituto de Identificação de Cuiabá. Os funcionários que irão trabalhar no sistema já foram capacitados pelo Departamento da Polícia Federal.