Em comemoração ao Dia Nacional de Doador de Sangue, 25 de novembro, a Secretaria de Estado de Saúde, por meio do MT-Hemocentro promove a 1ª Hemoarte, que tem como foco promover a exposição de trabalhos artesanais de doadores, funcionários e colaboradores. A Exposição terá início na próxima segunda-feira (23.11) se estendendo durante toda a semana, na sede do MT- Hemocentro, na Rua 13 de junho, nº. 1.055, Bairro Centro.
A diretora do MT-Hemocentro Eliana Rabanne, informa que anualmente é realizada uma programação especial para comemorar a data de 25 de novembro, como forma de agradecer e prestar uma homenagem a esses doadores de sangue, que tanto contribuem com o Hemocentro no atendimento da demanda diária e ajudam a salvar vidas. “Neste ano de 2009, a ação terá um foco diferenciado, além da captação de novos doadores e homenagens aos doadores permanentes, buscamos promover uma integração no intuito de fazer com que mais pessoas possam estar visitando as instalações do Hemocentro e se solidarizar para este importante ato de amor que salva muitas vidas”, destacou.
Para o dia 25, uma extensa programação está montada para atender os doadores, no período da manhã, a partir das 08h, na sede do MT-Hemocentro, onde será servido um café da manhã, além de brindes comemorativos. A atividade acontece em período integral.
Além das atividades na sede do MT-Hemocentro, a Unidade Móvel ficará a disposição da população nos seguintes locais: no dia 25 de novembro (quarta-feira), a ação será na Praça da República. Já no dia 26, o ônibus ficará estacionado em frente ao Ganha Tempo localizado na Praça Ipiranga em Cuiabá. Como encerramento das atividades no dia 27, sexta-feira, as atividades serão na Praça da República, no centro da capital. Em todos esses locais o horário de atendimento e das 08h às 17h 30.
Eliana Rabanne ressalta ainda que é de suma importância a doação de sangue, uma vez que os estoques estão sendo reforçados para o período natalino e de férias. “Com as festas de final de ano devido a grande circulação de pessoas nas estradas há um aumento no número de acidentes, e conseqüentemente a quantidade de pessoas que precisam de doação de sangue. Por isso a importância da sensibilização e conscientização das pessoas para a doação de sangue”, destacou Eliana Rabanne.
DOAÇÃO DE SANGUE- As condições básicas para doar sangue são sentir-se bem, estar com boa saúde, ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 kg e apresentar documento de identidade com foto, válido em território nacional. Para o dia da doação é necessário não estar em jejum, fazer repouso mínimo de seis horas na noite anterior, não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores, evitar fumar por, pelo menos, duas horas antes, evitar alimentos gordurosos três horas antes.
PESSOAS QUE NÃO PODEM DOAR- Aquelas que tiveram hepatite após os 10 anos de idade, mulheres grávidas ou que estejam amamentando, pessoas expostas a doenças transmissíveis pelo sangue, como AIDS, hepatite, sífilis e doença de chagas, usuários de drogas, que fizeram tatuagem ou colocaram piercing, nos últimos 12 meses, em estabelecimentos não controlados pela Vigilância Sanitária, que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual, sem uso de preservativo, nos último ano.
APÓS A DOAÇÃO- O doador recebe um lanche, instruções referentes ao seu bem-estar e poderá, posteriormente, conhecer os resultados dos exames feitos em seu sangue. Estes testes servem para detectar doenças como AIDS, sífilis, doença de Chagas, vírus HTLV I e II, hepatites B e C. Outro exame revela o tipo sangüíneo. Em caso de sorologia positiva de algum dos testes, o doador será convocado para coletar uma nova amostra para confirmação e, se necessário, encaminhado a um serviço de saúde. O material infectado é descartado e não será usado para transfusões.
sECOM