Para atender a demanda dos usuários que necessitam do sangue e manter os estoques no período de carnaval, o MT-Hemocentro, unidade desconcentrada da Secretaria de Estado de Saúde (SES) lança mais uma campanha estadual, a “Hemofolia 2008”. “É necessário que se façam campanhas para esse período devido às grandes concentrações populares que podem provocar acidentes e ocorrências policiais que fazem com que os hospitais requisitem grandes quantidades de sangue para socorrer as vítimas”, enfatizou a diretora do MT-Hemocentro, Eliana Rabanne. A campanha prossegue até o dia 02 de fevereiro.
A abertura da campanha de doação de sangue para o Carnaval acontecerá na Praça Ipiranga, no dia 28 de janeiro, onde a unidade móvel ficará estacionada das 8 horas da manhã às 17h30. Já no período de 29 de janeiro a 02 de fevereiro, o ônibus do MT – Hemocentro estará na Praça da República entre as oito da manhã às cinco horas da tarde, exceto no sábado (02.02) que será somente até o meio dia.
Com mais esta campanha, a diretora do MT Hemocentro, Eliana Rabanne, espera aumentar o número de doadores fidelizados, ou seja, aqueles que doam sangue com freqüência, respeitando o intervalo de três meses para as mulheres e dois meses para os homens em cada doação. Como brinde estará sendo entregue aos doadores uma camiseta com o tema da Campanha “Hemofolia 2008”.
A diretora destaca também, que devido ao problema de inúmeros casos de febre amarela no Brasil, as pessoas que forem vacinadas só poderão doar sangue após três semanas. “Gostaria de chamar a atenção daqueles que não forem vacinar ou que já vacinaram respeitar o intervalo, mas continuar colaborando com o MT-Hemocentro para garantir a demanda do sangue em nosso Estado”, ressaltou a diretora.
Enfatiza-se o período pré-carnavalesco para a coleta de sangue, em campanhas, porque as doações de sangue só podem ser feitas no período que antecede ao carnaval já que um dos requisitos para que o doador seja aceito é de que não tenha ingerido bebida alcoólica por um período de 24 horas antes da doação.
HEMOCENTRO – O MT Hemocentro tem como meta atender ao público usuário do SUS que tem necessidade do sangue, ou de frações dele. Para isso são realizadas, constantemente, campanhas de doação de sangue para captação de doadores fidelizados, ou seja, aqueles que doam sangue regularmente, para que os estoques continuem sempre próximos da quantidade ideal necessária para atender às necessidades da população. ”A doação de sangue mesmo sendo rápida, simples e segura ainda não é uma prática comum, por causa do medo e o preconceito que ainda são os piores inimigos na doação de sangue. Muitas vezes as pessoas até se interessam pela questão, mas a desinformação ainda é muito grande”, declarou Eliana Rabanne.
DOAÇÃO DE SANGUE – O doador de sangue deverá ser voluntário, estar com boa saúde, bem alimentado e descansado. O interessado precisa pesar mais de 50 kg, ter entre 18 e 65 anos, evitar ingerir alimentos gordurosos durante o período de pelo menos quatro horas antes da doação, não apresentar nenhum tipo de doenças, inclusive gripe e resfriado, hepatite, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s) e não tenha feito nenhuma cirurgia num período anterior há um ano.
Doar sangue não engorda, não emagrece, não faz mal e as seringas são descartáveis. Cada bolsa salva em média de três a quatro vidas. Além dos pontos da campanha, as doações podem ser feitas na sede do MT – Hemocentro, que fica na Rua 13 de Junho, nº. 1.055, Centro da Capital, das 07h30 as 17h30 de segunda a sexta-feira e aos sábados das 07h30 às 12h. Já no Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (PSMC), no horário das 8h às 18h de segunda a sexta-feira. Todo doador voluntário recebe, em sua residência, os resultados dos exames realizados para a correta utilização do sangue.