O Diretor Presidente da MT FOMENTO, Eder Moraes Dias, reúne -se nesta semana com Instituições Financeiras ( ABN AMRO BANK , SANTANDER , UNIBANCO …) para tratar da estruturação de operações voltadas para o setor da avicultura , especialmente destinadas a implantação de novos aviários nas regiões que apresentam demanda crescente como por exemplo: Reserva do Cabaçal , Nova Marilândia, Lucas do Rio Verde …
O projeto prevê inicialmente como piloto a implantação de cerca de 100 aviários o que necessitaria dentro das especificações exigidas pelos compradores das produções ( Perdigão , Sadia …) aproximadamente r$15. milhões de reais de investimentos.
” Estamos estruturando uma operação conjunta com a participação dos bancos cuja aplicação no setor rural de parte dos seus depósitos à vista bem como da caderneta de poupança, são de obrigatoriedade legal , portanto temos no âmbito do mercado financeiro uma oportunidade de mitigar os riscos para estas Instituições e ao mesmo tempo maximizar/otimizar as aplicações no setor em Mato Grosso.
A operação funcionará da seguinte forma: O Banco entra com o capital , os avicultores com o bem rural/equipamentos , Os frigoríficos com a garantia da compra da matéria prima/Aves/produção e aval das operações e a MT FOMENTO com CARTA FIANÇA dentro da cadeia integrada .
Desta forma há um comprometimento de todos na operação até a sua liquidação final ” afirmou Eder Moraes .
“O Governo do Estado de Mato Grosso desta forma contribui para o desenvolvimento e conseqüente melhoria do IDH estimulando a circulação de riquezas dentro destes municípios.
É o social realizado com responsabilidade e visão de futuro , dando perenidade a atividade e garantindo a cidadania das famílias contempladas com os investimentos” finalizou Eder Moraes.
PÂMELLA CANARIM