A população que mora no norte do estado de Mato Grosso poderá ouvir pelo rádio, na semana que vem, as propostas dos candidatos ao pleito de 2006. Devido à falha na transmissão, o juiz eleitoral do TRE-MT, Antônio Horácio da Silva Neto manteve a decisão que a Embratel é obrigada a liberar satélite para horário gratuito. A Embratel por sua vez encaminhou um pedido de reconsideração ao tribunal eleitoral, alegando impossibilidade técnica de levar o sinal até o satélite.
Para tomada de decisão, Antônio Horário da Silva Neto convidou o professor do Centro Federal de Educação Tecnológica de Mato Grosso e servidor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Luiz Carlos Nascimento da Silva, para se informar sobre o processo de transmissão via satélite. O pesquisador informou que a Embratel tem condições de atender à determinação da Justiça Eleitoral.
A emissora geradora do horário eleitoral gratuito, Band FM, não consegue transmitir para todas as regiões do Estado. O programa acabou sendo seguindo para os municípios da Baixada Cuiabana e para poucos que são alcançados pelo sinal das emissoras pelo processo de propagação.
Ao ser procurada, a Embratel informou que a transmissão do programa eleitoral no rádio via satélite pode iniciar a qualquer momento dependendo das condições técnicas. A empresa informou ainda que tem um prazo de cinco dias para os ajustes necessários. O juiz eleitoral relembrou que a mesma decisão foi tomada pelo TRE do Distrito Federal, cujos programas eleitorais serão transmitidos pela Rádio Câmara, via Embratel.