A senadora Serys Slhessarenko (PT) participou da cerimônia de assinatura de acordos de cooperação entre o Governo Federal com as 12 cidades-sede da Copa de 2014. A solenidade aconteceu no Palácio Itamaraty, em Brasília (DF), com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministros, governadores e prefeitos.
A Matriz de Responsabilidades, como é chamado o documento assinado é um pacto de cooperação que define os encargos e os cronogramas de cada ente federativo e dos estádios na realização das obras de mobilidade urbana, de estádios e seus entornos, das proximidades de aeroportos e de terminais turísticos portuários.
“Essa matriz de responsabilidade é um marco importante na consolidação desse sonho brasileiro que é o de ser sede do maior evento do futebol no mundo. Tenho a certeza que os governadores, assim como o governo Lula não medirão esforços para que todos os compromissos sejam cumpridos e que possamos fazer desse um espetáculo irretocável. Nesse sentido, reafirmo meu compromisso de ajudar o país e em particular o nosso estado de Mato Grosso a realizar essa grande festa”, afirmou a senadora.
A Matriz de Responsabilidades faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade Urbana para ações de três níveis de governo (União, Estados, Municípios) para a viabilização de obras voltadas à Copa do Mundo de 2014. Projetos apresentados pelos municípios e Estados que forem aprovados contarão com investimentos de R$ 9 bilhões do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). O financiamento também contemplará projetos de implantação de corredores exclusivos de ônibus, estações de transferência, terminais e sistemas de monitoramento.
O governador de Mato Grosso Blairo Maggi falou em nome dos governadores presentes. “Nossos embates políticos ficarão em segundo plano. Chegaremos a 2014 mostrando que temos capacidade de organizar uma Copa do Mundo no Estado de Mato Grosso. Em Cuiabá a copa transcorrerá tranquila”, disse.
A senadora Serys também reforçou o compromisso da bancada federal de Mato Grosso de ajudar o Estado no que for preciso. “Como coordenadora da bancada posso afirmar que tanto nós senadores, quanto os deputados federais estamos uníssonos no trabalho de ajudar Mato Grosso a cumprir todo o cronograma. Não mediremos esforços em fazer gestões aqui em Brasília, ou onde for preciso, para buscar não só verbas, mas também para ajudar no andamento dos projetos”, afirmou a senadora.