Com a certeza do dever cumprido, a Sala da Mulher Oliva Enciso da Assembleia Legislativa conclui mais um ano de muito trabalho e conquistas.
Ao longo do ano, diversas ações sociais e campanhas foram realizadas em benefício da população. A campanha contra a pedofilia, lançada em parceria com o Ministério Público, Faculdade Unirondon e Instituto Cuiabano de Educação, teve prioridade. Tanto que as palestras, já realizadas em seis municípios, continuarão em 2010.
Outro passo importante foi à viabilização do mamógrafo para o Hospital do Câncer de Cuiabá. A conquista do aparelho é o resultado do empenho da Sala da Mulher, que não mediu esforços para articular junto ao Governo do Estado parte dos recursos para a compra. A renda arrecadada com o desfile de modas Cuiabá Fashion 2009 também foi fundamental para essa aquisição.
“A Sala da Mulher trabalha em prol da mulher. E neste ano fechamos com chave de ouro com a aquisição do mamógrafo. Também conseguimos dar maior visibilidade desse trabalho social, que é feito com muita responsabilidade, e conta cada vez mais com a participação de outras instituições”, destaca a coordenadora Janete Riva.
Ela garante que em 2010, a SDM dará continuidade à campanha contra a pedofilia; a luta pelos direitos dos conselheiros tutelares, que neste ano discutiram melhorias em audiência pública requerida pelo presidente da AL, deputado José Riva (PP) e debates sobre violência contra a mulher, com vistas à implantação de mecanismos que promovam mais segurança a elas.
Paralelo a essas iniciativas, a 6ª edição do desfile de modas Cuiabá Fashion, que já faz parte do calendário estadual, está a todo vapor. Com a previsão de acontecer em maio, parte da arrecadação será destinada para a reforma da enfermaria da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá.
“Por meio de parcerias realizamos ações que fazem a diferença na vida dos menos favorecidos. E com a certeza do dever cumprido, desejamos à população mato-grossense um Natal de luzes e que em 2010 possamos desenvolver o trabalho com a mesma firmeza e apoio de todos, pelo bem de Mato Grosso”, finaliza Janete Riva.
HISTÓRICO – Fundada em l983, atualmente, a Sala da Mulher é coordenada por Janete Riva, esposa do presidente José Riva (PP), juntos não medem esforços para desempenhar com maestria as ações da entidade, tornando a pasta o braço social da Assembleia Legislativa.
Janete, além de procurar manter a interação com as esposas de deputados, atende as reivindicações sociais e culturais que chegam de todos os rincões mato-grossenses, sempre buscando solução aos problemas do estado. Junto a esse trabalho sociocultural, as integrantes exercem também a política de cidadania e de movimentos de conscientização.
É que a coordenação defende que o Poder Legislativo de um estado deve, prioritariamente, estar pronto para o atendimento da sua população.
Sem caráter jurídico, o alcance social das ações desempenhadas pela Sala da Mulher tem sucesso garantido graças às parcerias firmadas com entidades públicas e privadas.
Dessa forma, é possível mobilizar a sociedade em geral para as campanhas realizadas em benefício das entidades filantrópicas.